Cap:28 O Rapto de Europa

1.1K 19 0
                                    

Europa era uma princesa,filha de Agenor e Telefasa

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Europa era uma princesa,filha de Agenor e Telefasa. Os deuses do Olimpo conheciam a beleza de Europa e tentavam rapta-lá sem êxito. Foi então que Zeus,o deus supremo dos antigos gregos,se apaixonou por ela,ao vê-la jogando com as suas amigas na Praia de Sidon, ficando maravilhado pela sua beleza. Tanto era seu amor por ela que para se aproximar de Europa sabia que esta o podia recusar se apresentasse naturalmente. Como tal,pediu ajuda ao seu filho Hermes para a preparação do encontro. Zeus tinha decidido transformar-se num Belo touro, para raptar a jovem Europa. Hermes estava encarregado de conduzir o rebanho de bois do rei,desde os altos prados até à Praia,perto do sítio onde Zeus sabia que Europa e outras donzelas,de Tiro acudiam para passar uma tarde de diversão.
Zeus adquire a forma de um touro Branco,de feições nobres, com cornos parecidos ao crescente lunar,os quais não infundiam medo algum. Aproximou-se,saindo do rebanho, ao grupo das jovens, e prostrou-se aos pés de Europa. Primeiro,a jovem assustou-se, mas rapidamente foi ganhando confiança. Optou por acariciar a cabeça do maravilhoso animal, colocando-lhe umas grinaldas de flores que as jovens entreçançavam entre os cornos. Europa decide então sentar-se em cima do animal,tão confiante e alheia do que a esperava. O touro beijou os pés da jovem,enquanto as suas amigas a adornavam. Zeus decidiu continuar o seu plano. O animal ergueu-se e sem demora lançou-se ao mar levando consigo Europa no seu dorso. Em vão Europa gritava,suplicando,mas o touro nadava furiosamente, afastando-se da Costa.
As amigas,que ficaram na Praia, surpreendidas,acenavam as mãos em gesto de desespero, lançando-se no mar aberto,com os ventos a ajudarem a avançar, surgindo grupos de divindades marinhas como cortejo. Europa para não cair das suas costas teve que agarrar-se aos cornos, sendo que após uma longa viagem chegaram a Creta, onde Zeus assumiu de novo a forma humana.
Desesperados e por ordem de seu pai,os irmãos e a mãe de Europa partiram à sua procura, mas não deram com ela.
Foi em Creta,mais precisamente na Fonte de gortina,sob a frondosa sombra dos plátanos onde o casal se uniu. Desde aquele dia que os plátanos nunca mais perderam as suas folhas no inverno,dado que serviram para amparar o amor de um deus.
Da União de Zeus e Europa nasceram três filhos: o Valente Sarpedão,o justo Radamanto e o legendário Minos,o rei de Creta, de cujo família nascerá posteriormente o Minotauro, monstro com cabeça de touro e corpo humano. Este monstro estava encerrado num labirinto construído por Dédalo.
Porém,Zeus não podia restringir-se à sua bela Europa, sendo que para recompensar deu -lhe três prendas. A primeira foi Talo o autômato,feito de bronze e cuidava das costas de Creta contra os desembarques estrangeiros. A outra foi um cão que nunca ladrava nas caçadas e conseguia sempre agarrar as suas presas. Por último, entregou-lhe um surpreendente dardo que sempre e sem exceção acertava no alvo eleito. Adicionalmente,e para recompensa-la por completo, Zeus fez com que Europa contraídas matrimônio com Asterion,o qual,como não pode ter filhos,dotou os de Zeus.
Quando Europa morreu foram-lhe concedidas as honras divinas, sendo que o touro,isto é,a forma na qual Zeus havia Amado Europa,foi convertido na constelação de Tauros e incluindo nos signos do Zodíaco.
O nome de Europa foi fundido,e assim aquela vasta terra recebeu o nome de Europa.

Mitologia gregaOnde histórias criam vida. Descubra agora