As deusas Hesperides passeiam pelos céus, encarregando-se de iluminar todo o mundo com a luz da tarde. Desta forma, fazem parte do ciclo do dia: Hemera trazia o dia, as Hesperides traziam o entardecer e Nix fechava o ciclo com a Noite.
As três Hesperides eram:
* Egle-a Radiante-deusa da luz avermelhada da tarde.
* Eritia -a Esplendorosa-deusa do esplendor da tarde.
* Hespéra-a Crepuscular-deusa do crepúsculo vespertino.
As Hesperides possuíam atributos semelhantes aos das Horas que presidem as estações do ano e também das Càrites ou Graças. Junto de Hemera(o Dia), compunham o séquito de Hélios (o Sol), de Eos(a Aurora) e de Selene(a Lua). Iluminavam o palco e maestravam a dança das Horas,de quem se tornaram companheiras. As Hesperides cantavam em coro com a voz maravilhosa junto às nascentes sussurrantes que exalam ambrosia e costumavam ocultar- se através de súbitas metamorfoses. Também chamadas de ninfas do poente, habitavam o extremo Ocidente e tinham o dom da profecia. Eram belas,jubilosas e simbolizavam a fertilidade do solo. Moravam em um belo Palácio, no Monte Atlas e bem à frente do Jardim das árvores dos pomos ou maçãs de Ouro.
Há várias versões sobre sua paternidade. Uma versão diz que elas são filhas de Zeus e Temis; outra diz que descendem de Fórcis e Ceto. A interpretação evemerista diz que Hesperides, o astro da tarde,teria tido uma filha chamada Hésperide,que junto de Atlas,seu tio, deu a luz às ninfas Hesperides. Na taegonia de Hesíodo elas são filhas de Nix (noite) e Érebo(Escuridão).
Segundo Evêmero,as ninfas Hesperides são sete donzelas: Aretusa ou Hesperaretusa, Hespéria,Hespéris, Egéria,Clete, Ciparissa e Cinosura. As ninfas possuíam o dom de controlar a vontade de feras selvagens e eram consideradas guardiãs da ordem natural, das fronteiras entre o dia e a Noite, dos tesouros dos deuses e também das fronteiras entre os três mundos-a Terra,o Paraíso e o mundo subterrâneo.O Jardim das Hesperides era conhecido como Jardim dos imortais,pois continha um pomar que abrigava árvores mágicas de onde nasciam os pomos de Ouro,considerados fontes da juventude eterna e era considerado o mais Belo de toda a antiguidade. Quando Hera se casou com Zeus,recebeu de Gaia como presente de núpcias algumas maçãs de Ouro. Também foi desse Jardim que veio a maçã da discórdia atirada por Éris, que deu origem à disputa entre as deusas (Guerra de Tróia).
Para chegar até o Jardim havia muitos obstáculos: a gruta das Gréias e a gruta das Gorgonas. O próprio Jardim era povoado de monstros que o protegiam,como o terrível Ladon, o dragão de 100 cabeças. Somente dois heróis mortais encontraram o Jardim das Hesperides: Perseu quando fora enfrentar Medusa e Hércules ou Héracles.
Em uma versão,o rei do Egito Busiris,vizinho do Reino das Hesperides,mandou raptar as ninfas e devastar o jardim. Quando Hércules chegou ao país, libertou as Hesperides e entregou - as a Atlas. Como recompensa, Atlas lhe deu as maçãs de Ouro e lhe ensinou a Astronomia. Na interpretação evemerista Atlas foi considerado como o primeiro astrônomo,e por isso conhecia o caminho das estrelas,dando o seu nome à coleção de mapas da Terra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mitologia grega
Historical FictionO que é mitologia grega ? Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionado com os mitos dos gregos antigos,dos seus significados, da relação entre gregos e cristãos- narrativas essas consideradas,como meras ficções alegóricas.