Cap:15 Hecate

557 28 0
                                    

Era uma antiga e complexa deusa grega, mas originalmente adorada na Ásia menor

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Era uma antiga e complexa deusa grega, mas originalmente adorada na Ásia menor. Ela ocupava vários papéis diferentes, incluindo o de deusa da terra, rainha do submundo, e deusa da magia e da bruxaria. De acordo com o escritor grego Hesíodo, Hecate era filha do Titã Perses e da Titanide Asteria. Hesíodo alegou que Hecate era a favorita de Zeus, que fez dela a deusa da terra, do céu e do mar. Foi dito também que o próprio Zeus a consultava antes de conceder algo à alguém.
Como uma deusa tríplice, ela foi identificada com três aspectos da lua e era representada por mulheres de três diferentes idades. No céu, ela tomou a forma da Selene, a lua. Na Terra, ela estava ligada a Ártemis, deusa da caça. No submundo, ela estava ligada com a donzela Perséfone esposa de Hades.
Por causa de sua associação com a lua, Hecate era vista como uma deusa da noite, da magia e dos feitiços. A magia foi muitas vezes praticado onde as estradas se encontraram, e os gregos estabeleceram santuários a ela nessas encruzilhadas , especialmente onde três estradas se reuniam. Em seu papel como deusa da magia, Hecate é representada como uma figura de três cabeças, que vigiava a encruzilhada onde eram realizados seus cultos. Para seus adoradores, ela poderia trazer boa sorte e sucesso, mas ela também pode ser uma poderosa força negativa. Mais tarde, a tradução cristã enfatizou esse lado de sua natureza, retratando Hecate como uma figura do mal e que era a rainha das bruxas.
Embora na maioria das vezes associada a cães , ela também está associada com sapos, cavalos, serpentes, vacas e corujas. Em sua forma de três cabeças, ela é muitas vezes representada com uma ou mais cabeças de animais.
Hecate não possui muitas participações nos mitos gregos, tendo sempre papéis secundários. Ela participou da titanomaquia ao lado de Zeus e auxiliou Deméter em sua busca por Perséfone, guiando-a durante a noite com tochas de fogo. Após o reencontro de mãe e filha, se tornou ministra e companheira de Perséfone no submundo. Ela também combateu Hércules quando ele tentou enfrentar Cérbero, seu cão de companhia no submundo. Na mitologia romana é conhecida como Trivia.

Mitologia gregaOnde histórias criam vida. Descubra agora