Meu erro

62 11 0
                                    

Existem três tipos de erros: os evitáveis, os que você pode cometer e os que você quer cometer. E a única coisa que você precisa fazer é gerenciá-los.

Basicamente toda pessoa possui uma cota de erros a serem cometidos, dos quais elas poderão se recuperar sem muitos problemas, ultrapassando-se essa cota, os erros passam a ser e trazer consequências ruins, que eu, você e nem ninguém quer arcar.

Os evitáveis são fáceis de reconhecer e obviamente de evitar, apesar de serem estes os que as pessoas mais insistem em cometer. Não vou te ensinar a evitar estes erros, isso é tarefa sua.

O segundo tipo são os erros que você pode cometer, basicamente não te trarão muitos problemas e existe uma possibilidade de que sirvam de aprendizado caso você esteja atento a eles. Mas você precisa usá-los com cuidado, pois também contribuem para diminuir sua cota de erros restantes.

O terceiro e mais complicado tipo são os erros que você quer cometer. O problema é que na maioria das vezes estes problemas são frutos dos problemas evitáveis que você negligenciou, e pior ainda, passaram do ponto dos problemas que você pode cometer.

As pessoas costumam dar outros nomes pra esses tipos de erro. Tentação, traição, pecados ou alguma outra desculpa, mas a verdade é que tudo isto simplesmente são erros que você quer cometer mas não admite estar errado.

E como lidar com isso? Bom, o primeiro passo é admitir que você está errado. Depois é entender que esse tipo de erro te trará consequências graves e que irá consumir uma grande quantia da sua cota de erros.

Sabendo disso você precisa analisar se ainda há espaço suficiente na sua cota para esse erro, caso tenha, e ele seja de fato tão necessário a ultima parte a se preocupar é em calcular e controlar o máximo possível de sua consequências.

Você precisa entender que todo erro é de fato um erro, e que quando você erra num momento, um efeito colateral indesejável irá te atingir mais cedo ou mais tarde. Mas cabe a você fazer com que esse efeito colateral traga algum tipo de benesse. O famoso "males que vem para o bem", ou o simples "aprender com seus erros".

Os erros que você quer cometer são os que mais irão te ensinar, mas também serão os que mais cobrarão de você. Este é aquele tipo de erro que pode contribuir para sua edificação ou ruína.

Difícil decidir, não é?

Concordo. Falo isto pois acabei de decidir por tomar deste erro... E bom, só resta esperar que meus cálculos estejam certos e que a lição aprendida seja maior que o custo cobrado.

Pensamentos De Um Criado-MudoOnde histórias criam vida. Descubra agora