Capítulo 9

268 14 1
                                    

" E se você deu a alguém um presente, e eles esqueceram de agradecer por isso - você seria suscetível a dar-lhes outro? A vida é da mesma forma. A fim de atrair mais das bênçãos que a vida tem para oferecer, você deve realmente apreciar o que você já tem."- Ralph Marston.

Boa leitura!
___

-Sienna-

- Sienna, tu estás com IRC, Insuficiência Renal Crónica estágio 4.

- O que é isso?- Perguntou confusa pois nunca havia ouvido falar dessa doença.

- Insuficiência Renal é a incapacidade dos rins de filtrar o sangue e de eliminar substâncias tóxicas como a ureia ou creatinina que ficam acumuladas no organismo quando os rins não funcionam bem.

- Entendi... E qual é a capacidade actual de funcionamento dos meus rins?

- Bem, de acordo aos últimos exames, os teus rins estão com capacidade de filtragem sanguínea de 17ml/min. Se o diagnóstico de IRC não tivesse sido feito até o fim de 2 meses o teu rim entraria em falência renal e a morte era certa.- Sienna olhou para suas mãos e pele dando conta do quanto estava pálida, a situação era precária, apesar de já se ter conformado, era difícil pensar que se não fosse pelo desmaio estaria morta em dois meses.

- Continuando, a Insuficiência Renal é uma doença silenciosa e altamente perigosa pois normalmente, os pacientes que são diagnosticados ou têm sintomas já entraram em falência Renal e o transplante precisa ser imediato, sendo que casos não há nada a fazer pois o organismo já está fraco e não aguentaria mais com uma cirurgia.

- E eu... Entrei em Falência Renal já?

- Tu não entraste nada em falência renal, tu vais sobreviver e os teus rins não vão parar de funcionar!- Darcey disse confiante.

- Não é bem assim, os rins da Sienna foram parando de funcionar de forma lenta e progressiva e agora sem os rins poderem continuar o seu trabalho, a Terapia Renal Substitutiva torna-se necessária.

- Doutor, há uma cura para essa tal doença?- Perguntou Darcey.

- Infelizmente não. Para Insuficiência Renal ainda não foi descoberta uma cura então a pessoa precisa aprender a viver com ela, para todo o sempre.

- O Quê? Vou ter de viver a minha vida toda a fazer tratamentos?

- Não irá ser fácil, precisa-se de ser muito forte pois há pessoas que não conseguem lidar e entram em depressão acabando por morrer. A tua vida a partir de agora acabou de mudar.

- Meu coração...- Darcey pegou na garrafa de água e bebeu uma grande porção sentando na poltrona com a mão tapando os olhos que transbordavam lágrimas incontáveis.

- Calma, vai correr tudo bem, por favor continue, e que tipo de Terapia é essa?

- Bem a Terapia é o tipo de tratamento que vais levar de acordo a tua necessidade. Há dois caminhos por percorrer, a Diálise ou o Transplante Renal.

- E qual deles é o mais adequado para o meu estado actual?

- Por enquanto vamos apenas dialisar. Posteriormente falaremos das duas opções, para entendermos melhor as formas de tratamento. Até depois e não bebas muitos líquidos. Falaremos depois disso também.- Acabando de falar saiu disparado da sala onde Sienna se encontrava.

Uma Simples Doença Sem Cura  Onde histórias criam vida. Descubra agora