9. Come passato

1.1K 112 10
                                    

O Castello Sforzesco já era um velho conhecido de Serena e Matteo. A primeira vez que foram ali foi aos 9 anos, quando a escola em que estudavam os levaram para um passeio. Serena ainda se recordava da explicação da professora sobre as obras religiosas, e o quanto aquilo havia sido importante para a Itália. Ela ficara impressionada com todos aqueles dados históricos e os detalhes das esculturas.

Matteo também se lembrava daquele passeio, mas para ele as coisas haviam sido mais práticas. Gostara da parte de armas da Idade Média e das técnicas de luta e até pensou que poderia usar em algum vídeo game, mas nada nunca havia dado certo.

Mas agora nada parecia tão divertido assim. As instalações ainda eram de um castelo quase medieval, o frio que emanava das paredes deixava Serena arrepiada. Começaram o passeio pelo subsolo, seguindo a recomendação do folheto do museu. Matteo de vez em quando perguntava algum dado histórico, mas eles se restringiram em falar sobre fatos, ler os escritos nas paredes, analisar as esculturas.

– Cansei de andar. Vamos para o museu de música? - Era a parte favorita de Serena. Não que ela fosse grande conhecedora de instrumentos musicais, mas porque aquilo fugia do seu trabalho diário e isso a ajudava relaxar.

– É só subir a escadaria né?

– Sim.

Eles voltaram a recepção do museu e seguiram pela escada que dava para a parte as outras áreas do Castello.

Primeiro passaram por uma área onde era possível ver as pessoas entrando no parque Sempione. Serena sempre se sentia fazendo uma viagem ao passado quando subia aquelas escadas. Podia enxergar os soldados segurando armas dispostos a defender a região. Nos dias frios era possível sentir o que pessoas de séculos atrás sentiam ao subir aquela escada.

Ela parou no lugar que sempre parava para observar o pátio. Gostava de pensar que em alguma vida passada fora uma princesa e habitava um castelo como aquele.

– Está tudo bem? – Matteo parou ao seu lado, observando cada comportamento de Serena.

– Sim. Você já se imaginou vivendo no passado?

– Todos os dias.

Ela havia perguntado uma coisa e ele respondia outra. Aquele passado que ela conhecia tão bem. O passado deles.

– Matteo...

– Eu sei.

Porque ele sabia. Os motivos continuavam os mesmos, eles só haviam perdido a lógica para o jogador. Serena continuou subindo e ele foi atrás. Sabia que se realmente quisesse ela de volta teria que correr atrás dela, fazer o que nunca antes precisou.

E Matteo a queria de volta. Sem Serena as coisas não faziam nenhum sentido.

Serena, por sua vez, se sentia confusa. Se odiava por ter aceitado aquele convite e o deixado bagunçar o que não precisava. O que já estava enterrado há três anos, mas talvez não estivesse tão morto assim.

Matteo se adiantou para abrir a porta que dava acesso ao museu da música. Não tinha mais nenhum turista naquela área do Castello, o que Serena achou estranho. Era um sábado de manhã de verão. Aquilo deveria estar lotado.

Ela se aproximou para entrar no corredor, mas o espaço era pequeno e acabou esbarrando em Matteo. A diferença de altura deles não era grande e seu nariz tocou o dele. Os olhos castanhos atentos a todo e qualquer mínimo movimento dela. O pequeno momento em que respiravam o mesmo ar, a centímetros um do outro.

Matteo soltou a porta que se fechou lentamente. Suas mãos foram para a cintura de Serena e nenhum dos dois queria desfazer aquele contato. A conexão ainda estava ali, eles sempre souberam que isto nunca iria embora. Não seria quilômetros de distância que os afastariam assim.

By your side | Matteo DarmianOnde histórias criam vida. Descubra agora