A primeira fita é dedicada a Justin Foley, astro do time de basquete e garoto popular da escola. Quando Hannah inicia a fita narrando o primeiro encontro na festa e a paixão juvenil que rapidamente floresce por Justin, já fica o prenúncio de que algo ruim irá acontecer e que aquilo será o primeiro passo que levará até o suicídio da garota. É muito interessante a profundidade que o texto do episódio consegue apresentar na retratação do relacionamento dos dois, reforçando a ingenuidade de uma Hannah recém chegada a cidade e o modo como um Justin mal intencionado não apenas tirou uma foto da garota, em um momento em que eles pareciam estar se divertindo, como também deixou que a mesma fosse espalhada e que os boatos que os dois transaram ganhassem corpo e vida, o que fez com que a garota, de cara, já sofresse um pesado slutshaming em seus primeiros dias num novo lugar. Por decidir que Hannah era alguém que não merecia sua defesa, Justin se tornou o primeiro dos porquês.
O contraste disso com a Hannah que grava as fitas também é apresentado no episódio. Enquanto aquela primeira Hannah carregava nos olhos o brilho da inocência e a esperança de ter uma adolescência comum, a Hannah que vemos gravando a fita ouvida por Clay é uma Hannah decidida, com cabelos mais curtos e sem luz... como se já estivesse morta, por dentro e por fora. Retratar muito bem essa diferença (graças também a uma excelente montagem de cenas dos dois tempos) foi uma das coisas que fez do piloto um dos melhores episódios.
Além de tudo isso, a fita de Justin também fez com que percebêssemos o quanto Clay estava afetado por tudo que aconteceu e, assim como a Hannah das fitas, parecia carregar nos ombros o peso de tudo o que aconteceu. O olhar melancólico, o medo de seguir em frente com as fitas e a cara de assustado ao constatar que Tony também estava envolvido na história foram alguns dos trunfos da série para fazer com que o seu protagonista masculino não fosse tão menos interessante do que Hannah – o que ela, com sucesso, conseguiu.
"Então, foi aí que o problema começou. Aquele sorriso. Aquele maldito sorriso."
(Hannah Baker)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 13 Porquês, As 13 emoções
Non-Fictionisso não é uma fanfic é só tudo o que eu pensei quando vi e escutei cada fita da Hanna Baker.