Fita 6 #Marcus

271 19 3
                                    


Um dos personagens mais misteriosos até então, Marcus ganhou sua própria fita para provar que, no fim das contas, diferente de alguns que podem ganhar o benefício de ser vistos com olhos de dúvida, ele foi o responsável por colocar o prego final na vontade de Hannah de se relacionar com outras pessoas. Reforçando a objetificação pesada que a garota já estava sentindo, ele terminou não apenas de destruir a reputação dela na escola, mas também por lhe roubar um pouco da alegria de tentar encontrar um relacionamento e minar todo o pouco restinho de auto-estima que tinha – o que ajudou a agravar seu quadro de depressão.

O que eu acredito que torna a culpa de Marcus um pouco pior do que a de alguns outros é que, no caso dele, não parece ter faltado comunicação maior (como Jess) ou não havia um background pessoal mais pesado (como Courtney). Ele foi babaca com Hannah por puro e simples querer. Por acreditar que estava fazendo um favor a garota convidando-a pra sair, por achar que poderia deixá-la 3 horas esperando e exigir dela algum tipo de atenção ou reação... por simplesmente sentir-se superior a ela e encarar tudo aquilo como uma caridade. Como se Hannah fosse indigna de mais do que isso. Tratar pessoas assim por simplesmente se achar superior (seja por ser popular ou qualquer outro motivo)... é de embrulhar o estômago.

E de revoltar-se, como Alex mostrou vir fazendo. Depois de Clay, sua reação as fitas tem sido as mais interessantes. Enquanto Jessica, Courtney , Justin e Zach parecem decididos a calar a boca de Clay e insistem na ideia de que Hannah contou mentiras, Alex sabe a culpa que tem. Sabe o peso que carrega nos ombros, a dor de ter sua parcela de culpa no suicídio da garota e a hipocrisia que todos tem cometido. Sua reação ante o "julgamento" do conselho depois de sua briga com o insuportável do Montgomery mostra que Alex tem sido tão afetado quanto Clay e, cedo ou tarde, vai acabar explodindo.

Outro ponto bem bacana levantado é a relação dos pais com os filhos, algo que a série vem mostrando há alguns episódios, mas que ganha cada vez mais força. Seja no sofrimento dos pais de Hannah pela falta de respostas, no desespero dos pais de Clay por saber que há algo errado com o garoto e não conseguir chegar até lá... E até mesmo nos problemas desestruturais de Justin ou no pai preocupado de Alex... Todos estão sempre tentando alcançar os filhos e aquilo que eles sentem, mas nunca o conseguem. Quando a mãe de Clay pede que ele deixe as portas abertas, a metáfora é tão forte que incomoda. Se faltou a Hannah com os seus colegas de escola o diálogo para impedir seu suicídio, esses pequenos momentos reforçam que essa falta de conversa é algo muito, mas muito maior. E que nós sabemos que vai muito além do que a série mostra.

Os 13 Porquês, As 13 emoçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora