Fita 4 #Tyler

351 25 4
                                    


Depois do slutshaming de Justin, dos julgamentos de Jessica e da lista de Alex, a quarta fita de Hannah veio com um tom um pouco mais pesado e creepy, apresentando Tyler, um garoto solitário e que andava pra cima e pra baixo com sua máquina fotográfica, tirando fotos de tudo e de todos – mesmo daqueles que não lhe concediam essa autorização, como foi o caso de Hannah. O motivo para Tyler estar nas fitas já fica claro quando percebemos o quanto Hannah fica constrangida ao perceber que está sendo fotografada e observada por alguém – na língua de hoje, sendo stalkeada, da forma mais invasiva e cruel que alguém pode ser.

É muito interessante observar como, nessa fita, o quadro depressivo de Hannah evolui muito. Ainda não é nada perto do que deve aparecer mais adiante, mas as falas – tanto nos acontecimentos expostos como na gravação das fitas – já não são mais fortes, a solidão e a angústia já parecem um sentimento constante e as feições mais tristes já são maioria. Ser perseguida por Tyler jogou mais sal na ferida que Justin, Jessica e Alex abriram sem perceber e a reação de Courtney, até então sua nova amiga, só piorou tudo ainda mais.

Foi por medo da reação dos outros (e também por uma boa dose de falta de coragem de se autoentender) que Courtney abandonou Hannah quando a foto das duas se beijando foi vazada por um Tyler ressentido por ser rejeitado por Hannah – algo que qualquer pessoa faria depois de descobrir que está sendo espionada e tem fotos suas tiradas. Mais uma vez, a garota se viu sozinha, abandonada, tendo nos momentos com Clay no trabalho um dos poucos momentos de felicidade no seu dia-a-dia.

O episódio também mostra a progressão e o efeito que as fitas tem feito em Clay. Sua reação ao espantar os garotos da frente da casa dos Baker, o contraste de intercalar o momento do passado em que usa a foto das garotas para seu prazer com a cena do presente em que, abalado pelo que ouviu, deleta a pasta com fotos eróticas e a conversa com Liv são um ótimo exemplo de como a experiência tem feito com que o garoto se questione muita coisa em sua própria vida e ainda não tenha encontrado o equilíbrio ideal para enfrentar aquela situação, o que certamente contribuiu para a decisão de divulgar uma foto íntima de Tyler para toda a escola. E é aqui, através dessa atitude, que podemos ver outra qualidade da série: Destituindo Clay do papel de bússola de moral que até então vinha sendo ensaiado, 13 Reasons Why mostra que nada é preto no branco, que todos estão suscetíveis a erros e que qualquer um, mesmo sem perceber, pode ser um porquê na vida de alguém.

Os 13 Porquês, As 13 emoçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora