Colocando todos os acontecimentos da série em perspectiva, é um pouco complicado falar sobre as ações de Ryan, porque elas podem parecer muito pequenas. Publicar um poema –sem revelar a autoria – pode soar irrelevante, em um mar de situações que inclui até mesmo estupro. Ainda assim, é aquela velha história de que nunca sabemos realmente o impacto que nossas ações terão em outras pessoas. Algumas vezes algo aparentemente inofensivo pode ter um peso gigantesco no outro, especialmente se esse alguém já se encontra fragilizado.
Expor o poema de Hannah foi expor um pedaço da sua alma. Todos os sentimentos da menina estavam ali, entregues de bandeja para as piadas de adolescentes insensíveis. Aquilo era pessoal. Era de Hannah e somente dela. O fato de outras pessoas estarem lendo algo tão seu, já seria ruim o suficiente, vê-las debochar de seu texto e, consequentemente, de algo que sentia tão profundamente, não poderia ser fácil. Era como se tudo aquilo estivesse sendo desmerecido, como se a forma como se sentia não fosse válida, mais do que isso, como se fosse algo que merecia ser ridicularizado. Além disso, esse pequeno gesto, e a forma como reverberou, fez com que Hannah perdesse um modo de se expressar, se comunicar com o mundo e aliviar o que sentia. Além de perder mais um amigo e a capacidade de confiar nas pessoas. No contexto em que se encontrava, isso teve um grande impacto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 13 Porquês, As 13 emoções
Non-Fictionisso não é uma fanfic é só tudo o que eu pensei quando vi e escutei cada fita da Hanna Baker.