Fita 7 #Zach

276 23 3
                                    


Uma vez eu li em algum livro que o mal do século é a solidão e se existe algo que pode resumir a 7ª fita de 13 Reasons Why, dedicada a Zach, seria esta frase. Até então, pouco tínhamos visto do garoto e tirando os momentos em que acabava se deixando levar por Justin e Bryce, Zach sempre se mostrou um bom garoto, com um coração no lugar. O mais interessante dessa fita é que é a primeira vez que vimos, por A + B, que existe algo além daquilo que Hannah nos conta – sem diminuir, em momento nenhum, a importância e a verdade daquilo que ela narra nas fitas.

O que Zach fez foi horrível. Para uma garota como Hannah, a beira da depressão, sem amigos e com o mundo desmorando, um elogio faz toda a diferença e roubar aqueles que ela poderia receber durante o trabalho sem dúvida alguma foi não só de uma infatilidade tremenda, como mais um gatilho para jogar a garota no fundo do poço do qual ela não conseguiria mais sair. Aqui, não dá pra justificar as influências dos garotos ou do meio. Zach fez tudo porque queria se vingar, porque sentiu que queria machucar Hannah. Mas o que, no final, aparentou estar por trás de tudo isso foi o que realmente me quebrou.

Perceber que, no fim, Zach era alguém tão solitário quanto Hannah me deu uma nova dimensão do personagem. Em momento algum diminuindo sua culpa, é triste demais o momento em frente a casa de Clay onde ele mostra que nunca jogou fora a carta que ela lhe escreveu e deixa claro que pensou em conversar com ela e ajudá-la. De todos da gangue dos babacas, Zach era aquele que poderia entendê-la, por no fundo também ser um forasteiro... por se sentir excluído, se sentir não-pertencente. A diferença entre os dois é que Hannah nunca quis abrir mão de sua essência para tentar se encaixar em nada, enquanto Zach parece ter se mutilado totalmente por dentro para ser aceito. Talvez seja ingenuidade, mas eu prefiro acreditar nisso. Prefiro acreditar que, por trás do babaca que roubou os elogios que poderiam salvar a vida de uma garota, existia um menino solitário e assustado.

É importante falar que a fita do garoto também mostra cada vez mais a culpa que a escola tem no que aconteceu. Zach tem sua parcela por saber que o bilhete pedindo ajuda era de Hannah, mas que a professora tenha recebido algo assim, claramente algo tendendo pro suicídio, e que não tenha feito nada... É incompreensível e, mais do que isso, revoltante.

Clay mostra aqui que segue cada vez mais perturbado com os acontecimentos. Os sonhos lúcidos com Hannah e com todos os outros que estão nas fitas mostram que o quadro psicológico do garoto se tornou cada vez mais instável, algo totalmente compreensível. É impossível não destacar, além das discussão com Tony (que só aparenta querer ajudá-lo até agora, diferente de todo mundo) o surto diante dos alunos intercambistas, falando sobre o armário de Hannah e como ela morreu porque todos na escola a trataram como um pedaço de lixo. Das cenas mais fortes, impactantes e reais até aqui.

Os 13 Porquês, As 13 emoçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora