Fita 9 #Justin#2

220 21 13
                                    


Ah, Justin Foley! O que dizer sobre essa pessoa maravilhosa que ganhou não uma, mas duas fitas para chamar de suas? É difícil falar sobre Justin, é difícil falar sobre Bryce, é difícil falar sobre o que aconteceu a Jessica, é difícil falar sobre esse episódio, porque é difícil falar sobre estupro. Porém, é extremamente necessário e, mais uma vez, 13 Reasons Why acerta ao colocar o dedo na ferida e fazê-lo da forma correta. De qualquer modo, acredito que, como de costume, estou me precipitando. Então, vamos voltar ao início.

O que deveria ser apenas uma inocente festa de volta às aulas, acabou se transformando em uma sucessão de tragédias, que precisou de três fitas para serem narradas. Quando Hannah saiu de casa naquela noite, um tanto incerta se devia ou não ir ao evento, não poderia imaginar o que a vida reservava para ela e aos outros adolescentes que ali estariam. A festa de Jessica é um marco na história da menina, pois é o que a empurra de vez na direção do precipício. A Hannah que vemos ali já não tem metade da luz, da alegria e da vida da Hannah que conhecemos, no primeiro episódio. A garota, no entanto, ainda se agarra a uma tentativa de mudança, algo que começa pelo visual. Infelizmente um corte de cabelos não foi suficiente para fazer com que seus problemas desaparecessem.

Hannah queria recomeçar e uma parte dela dizia para não ir àquela festa. Ainda assim, seus sentimentos por Clay acabaram falando mais forte e a fizeram tentar se juntar aos colegas da Liberty High naquela confraternização. Nesse ponto, é interessante perceber a distância cada vez maior entre Hannah e seus pais. Imersos nos próprios problemas, os dois são incapazes de perceber o que está acontecendo a filha.

Esse episódio, no entanto, é sobre Jessica e a violência sofrida pela garota. Então, vamos devemos falar sobre ela. Jess estava feliz, aproveitando sua festa e se divertindo com o novo namorado, Justin. Até aí tudo ótimo, todo o problema começou quando o rapaz a levou para o quarto. Hannah estava ali e, por motivos que serão comentados em breve, acabou se escondendo no armário. Jessica estava completamente bêbada, incapaz de se mover, perceber o que acontecia ao seu redor, consentir ou fazer qualquer coisa. Justin entendeu isso e foi embora. Tudo poderia ter acabado aí e a noite teria um desfecho "feliz". Mas não foi o que aconteceu, porque Justin Foley deixou que Bryce Walker entrasse no quarto e estuprasse sua namorada.

Jessica estava – supostamente – sozinha, desprotegida, incapaz de fugir ou se defender. Foi violada e violentada da pior maneira possível e as marcas permanecem com ela – e provavelmente sempre permanecerão. Justin deixou acontecer, sabia o que Bryce ia fazer e deixou que fizesse, foi cúmplice de um crime e conivente com o estupro da menina que alega amar. Hannah também foi conivente com isso. Ela viu tudo acontecer e não fez nada, não disse nada, deixou que acontecesse. É claro que estava em uma posição delicada, mas isso não a exime da responsabilidade, o que fez com que a culpa começasse a corroê-la.

Como viver consigo mesma após o que presenciou? Como viver consigo mesma sabendo que não fez nada para impedir aquilo? Hannah não conseguiu. Justin, por sua vez, seguiu sua vida, manteve a amizade com Bryce e contou mentiras para Jessica, impedindo que soubesse a verdade e entendesse o que aconteceu ela, algo que claramente também está levando Jess para um abismo de autodestruição. Não há desculpas, não há justificativa, não há perdão.

Os 13 Porquês, As 13 emoçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora