A culpa também é o principal mote dessa fita. Há alguns episódios a dúvida a respeito do que Sheri teria feito nos assombrava. Que atitude aquela líder de torcida, que parecia o perfeito exemplo de doçura e inocência, poderia ter tomado para merecer um lugar na lista de algozes de Hannah Baker? A resposta certamente foi surpreendente e devastadora.
Transtornada, após presenciar o estupro de Jessica, Hannah acabou aceitando a carona que uma Sheri, levemente alcoolizada, lhe ofereceu. Aquela noite já parecia suficientemente trágica, mas como desgraça pouca é bobagem, a líder de torcida acabou batendo seu carro em uma placa de sinalização e a derrubando. Hannah quis imediatamente ligar para a polícia, porém Sheri, com medo de encarar as consequências, apenas fugiu do local, deixando Hannah sozinha, com o celular descarregado e sem condições de alertar alguma autoridade.
Para satisfazer o espírito do caos que agia naquela noite, a falta da placa pode ter ocasionando um segundo acidente, dessa vez com uma vítima fatal: Jeff. O impacto da notícia foi imenso, assim como a dificuldade de aceitá-la. Jeff era um bom garoto, um bom amigo, uma boa pessoa. Provavelmente uma dos únicos alunos decentes daquele colégio e não merecia uma morte tão precoce e sem sentido. O fato de todos, até mesmo seus pais, acreditarem que ele estava dirigindo bêbado, causando o acidente que o matou e deixou um idoso ferido, tornava tudo ainda pior.
Como lidar com mais essa culpa? Para Hannah isso soava simplesmente impossível, especialmente por não ter ninguém com quem compartilhar o fardo – Sheri deixou bem claro que não queria qualquer contato com ela. Se sentir conivente por um estupro e uma morte, na mesma noite, seria suficiente para minar a sanidade de qualquer pessoa e para Hannah, que já se encontrava extremamente fragilizada e solitária, tudo se tornou mais intenso e devastador.
Sheri, por sua vez, também sentia o peso da culpa. Fica claro que a menina não é uma pessoa ruim – é uma das únicas que parece suficientemente arrependida para tentar mudar e se tornar alguém melhor – e que errou pelo medo. O medo do que o pai diria se soubesse que bateu o carro. O medo do que aconteceria se alguém descobrisse a verdade. O medo de assumir a responsabilidade. Além de um certo sentimento de que nada realmente aconteceria sem aquela placa ali. Isso, obviamente, não anula seus erros e, acima disso, possíveis as consequências desastrosas dele. Jeff está morto. E pode ser – ou não – um acidente ocasionado pelo que ela fez. Não ser intencional não trará o garoto de volta, mas evidencia como tudo é uma bola de neve e como nunca podemos realmente prever as consequências de nossos atos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 13 Porquês, As 13 emoções
Non-Fictionisso não é uma fanfic é só tudo o que eu pensei quando vi e escutei cada fita da Hanna Baker.