A terceira parte dessa história acontece em paralelo com a segunda. As histórias de Hannah, Alex e Jessica não podem ser dissociadas, e o que podia ter sido uma bela amizade acabou fazendo com que os três se tornassem pessoas quebradas. Todo esse desastre foi ocasionado por Alex e os ideais machistas enraizados no garoto. Como mencionado anteriormente, ele e Jessica começaram um relacionamento amoroso, mas, após a menina se recusar a transar com ele, o rapaz resolveu se vingar. Vamos começar por aí. Em uma sociedade que propaga um ideal tóxico de masculinidade, garotos são condicionados a pegar o que querem – sem se preocupar com as garotas que vão destruir no caminho – e a acreditar que têm direito de conseguir o que desejam e quando desejam. Aprendemos desde cedo que os sentimentos importantes e relevantes no mundo são os masculinos. Sendo assim, quando suas vontades não são atendidas, muitos homens se tornam violentos. É o que vemos acontecer com Alex.
Após ter seu desejo por sexo negado, ele resolve machucar Jessica. E mesmo que não a agrida fisicamente, a violenta emocionalmente, ao colocá-la em uma lista que aponta que a menina tem a pior bunda do colégio. Mas não para por aí. Não basta destruir a auto-estima de Jess ou humilhá-la, ele precisa a deixar furiosa. Então, coloca Hannah na lista, na posição contrária, algo que, além de ser um dos fatores que irá destruir sua amizade com Jessica, também a machuca e violenta. Diferentemente do que muitos, incluindo o próprio Clay, possam acreditar, não há qualquer elogio em estar naquela lista. Hannah foi objetificada, reduzida a uma característica física e, consequentemente, constantemente assediada – tanto por palavras quanto fisicamente.
Alex, ainda que não intencionalmente, começou isso. Ao dar à Hannah o "título" de melhor bunda, ele fez com que toda a humanidade, essência e personalidade da menina desaparecessem aos olhos dos outros. A transformou em objeto para os garotos do colégio e, como objeto, ela podia ser observada de forma lasciva, tocada e abusada. Tudo isso, somado a reputação de "fácil" que Justin criou para ela e ao contexto machista, no qual a menina estava inserida, tornou a rotina de Hannah violenta, de um modo que nenhum homem jamais experimentou ou experimentará.
No entanto, ainda é necessário tecer notas sobre Alex. O garoto, à primeira vista, não se encaixa nos padrões de masculinidade tóxica vigentes, embora continue tendo os padrões machistas bem enraizados em si, mas na tentativa de se encaixar no grupo dos rapazes populares e socialmente aceitos – exemplos claros de "pura testosterona" – deixa que acreditem que dormiu com Jessica e Hannah. Afinal, fazer sexo com o maior número de garotas – veja bem, garotas e não garotos –, ocultar as emoções e perpetuar brutalidade é o que homens fazem, mais do que isso, é o que os faz homens. Essa é claramente uma ideia violenta, que cria homens que violentam mulheres. Alex, apesar de todo o jeito de cara legal, não escapou dessa regra e, de uma única vez, violentou Hannah e Jessica. Dessa forma, aquela que deveria ser uma brincadeira inocente (em sua maldade) acabou tendo consequências gigantescas. Algo que Alex jamais entenderia, porque, como homem, jamais conseguiria compreender o que é ser uma garota, o que é ser chamada de vagabunda, reduzida à aparência (para o bem ou para o mal), assediada e objetificada. Hannah sentiu tudo isso na pele. Para Alex restou uma culpa esmagadora e a vontade de desfazer o que havia feito. Infelizmente já não era possível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 13 Porquês, As 13 emoções
Non-Fictionisso não é uma fanfic é só tudo o que eu pensei quando vi e escutei cada fita da Hanna Baker.