Amizades são complicadas e muitas vezes podem machucar. É sobre isso a segunda fita deixada por Hannah Baker. Ou, pelo menos, é isso que as aparências dizem, mas há muito mais ali. Ainda assim, antes que me adiante, é necessário voltar (mais uma vez) no tempo e nos encontrar com uma Hannah que, embora machucada e humilhada, ainda tinha esperanças. Boa parte disso se devia aos novos amigos: Jessica Davis e Alex Standall. Apesar das diferenças, os três adolescentes – que compartilhavam o fato de serem novos na cidade – criaram um laço de afeto e podiam lidar com qualquer problema com duas canecas de chocolate quente e o que quer que Alex estivesse bebendo (#FML).
Em um mundo ideal, esse seria o começo de uma linda e duradoura amizade. No entanto, nós sabemos que essa história não tem um final e feliz e, como já era esperado, o mundo cor de rosa de Hannah acabou ruindo mais uma vez. Começou com Alex, que logo se afastou e fez novos "amigos" – mas falarei sobre isso mais tarde – e depois se estendeu para Jessica. E logo Hannah estava novamente sozinha.
Jess, por sua vez, afirma que foi a própria Hannah quem abandonou os encontros no Monet's e é aí que surge uma questão extremamente importante. Por mais que Jessica possa estar mentindo, Hannah não é uma narradora confiável (nenhum de nós é). Isso, de modo algum, quer dizer que ela mente. Apenas que narra os fatos a partir de sua perspectiva, algo que a faz ignorar alguns detalhes e nos limita a forma como ela encara a vida e aquelas pessoas. Não digo isso com o intuito de diminuir seu relato, muito pelo contrário, as fitas mostram como ela se sentia e reagia àquelas situações, como coisas que podem parecer pequenas a destruíram aos poucos. As fitas contam a verdade de Hannah e ela é legítima e real. Ainda assim, essa não é necessariamente a verdade de Jessica (que também é legítima e real). Cada pessoa é um mundo e exercitar a empatia é justamente o que a série nos propõe.
De qualquer forma, as duas garotas se afastaram, mas não para por aí. Jessica logo começou a namorar Alex, fazendo com que Hannah se sentisse ainda mais solitária e excluída. O pior golpe, no entanto, foi ser culpada (mesmo sem ter feito nada) quando o romance chegou ao fim. Dando ouvido a rumores e acreditando na "reputação" – que Justin ajudou a criar – da ex-amiga, Jessica presumiu que Hannah – a suposta "vagabunda" – havia dormido com seu namorado e chegou a lhe dar um tapa, destruindo qualquer laço entre as duas, partindo o coração daquela que um dia foi sua melhor amiga e fazendo com que a menina se sentisse pequena, humilhada e agredida. Mais uma vez, Hannah foi deixada em uma posição em que precisava encarar o mundo, que parecia estar contra ela, sozinha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os 13 Porquês, As 13 emoções
Non-Fictionisso não é uma fanfic é só tudo o que eu pensei quando vi e escutei cada fita da Hanna Baker.