Para quem tem dúvidas ainda em identificar uma onze horas comestível...basta olhar as folhas, elas devem ser achatadas como as da beldoega. Podem ter uma grande variedade de flores de cores diversas, mas suas folhas são achatadas diferente das ornamentais que não se pode comer, e que parecem alfinetinhos. Come-se os talos e folhas em sopas, quiches, empadas, recheios de panquecas, saladas etc. ela possui mais ômega 3 e ácido graxos que qualquer outra folha e até mais do alguns peixes tem. É uma excelente fonte de vitamina A , (1320 UI/100 g, fornece 44% da RDA) um dos mais altos entre os vegetais de folhas verdes . A vitamina A é um poderoso antioxidante natural conhecido e é essencial para a visão. Esta vitamina também é necessária para manter as membranas e mucosas saudáveis e pele. O consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A é conhecida por contribuir para a proteção do pulmão e cancro da cavidade oral. também é uma fonte rica em vitamina C e algumas vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina, piridoxina e carotenóides, bem como sais minerais na dieta, tais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês.Além disso, presente nesta plantinha estão dois tipos de betalaínas pigmentos alcalóides, os avermelhadosbeta-cyanins eo amarelo beta-xanthins . Ambos os tipos de pigmentos são potentes anti-oxidantes. Este vegetal é muito baixo em calorias (apenas 16 kcal/100g) e gorduras; no entanto, é rico em fibras alimentares, vitaminas e minerais. Trata doenças como disenteria (principalmente infantil), enterite aguda, mastite e hemorróidas. As folhas são utilizadas contra cistite, hemoptise, cólicas renais, queimaduras e úlceras.
Suas folhas tem propriedades diuréticas e refrescantes. Aplicadas sobre as feridas favorecem a cicatrização e, em decocções, combatem as inflamações dos olhos. Colocando-se folhas debaixo da língua ajuda a acalmar a sede.
As folhas também podem ser aplicadas como compressas para acalmar hematomas e inflamações nos olhos.
As sementes são vermífugas poderosas e excelentes emenagogas. O suco é particularmente efetivo, internamente ou externamente no tratamento de doenças de pele.
Indígenas das Guianas usam-na contra diabetes, para problemas digestivos e como emoliente e, externamente, como ungüento para problemas musculares.medicamento contra afecções do fígado, da bexiga e dos rins, além de combater o escorbuto. Quando cozido é diurético e aumenta a secreção de leite materno e muito mais... Também é boa para plantar ao redor dos pés de milho na plantação, pois retém a umidade no solo, criando uma cobertura viva(no lugar de usar uma cobertura morta)
VOCÊ ESTÁ LENDO
PANC'S
RandomPlantas Comestiveis Não Convencionais. Algumas plantas que podem ser consumidas.