Para enriquecer o vosso texto devem sempre utilizar figuras de estilo. Variem e não usem sempre as mesmas.
Aqui deixo uma lista de recursos estilísticos (retirada de um livro de Gramática):
«Aliteração - é a figura que recorre à repetição insistente do mesmo som ou de sons semelhantes, para intensificar o ritmo e provocar uma certa harmonia expressiva ou imitativa.»
«Anáfora - é a figura retórica que consiste na repetição de uma palavra ou expressão no início de diferentes versos (ou frases, ou periodos...). Pela insistência, põe-se em destaque o que se repete.»
«Anástrofe - é a inversão da ordem natural das palavras na frase.»
[As figuras referidas acima estão mais presentes nos poemas, mas se precisarem de incluir um na vossa história que seja escrito por vocês, fica aqui uma dica]
«Antítese - é a figura retórica de pensamento que consiste em estabelecer uma oposição de natureza conceptual, ou seja, na utilização de termos contrários, aproximando-os e pondo-os em destaque, evidenciando desta forma o contraste entre duas ideias.»
«Antonomásia - é o tropo que utiliza a substituição de um nome próprio por uma qualidade ou um epíteto, que o identifica ou define. A antonomásia é uma manifestação especial da sinédoque podendo, também, apresentar-se em forma de perífrase. Assim, o Épico português designa Camões ou Messalina sugere uma mulher devassa.»
«Apóstrofe - é a figura retórica de pensamento que consiste na invocação de alguém ou de alguma coisa, normalmente sob forma exclamativa.»
«Assíndeto - é o processo de encadeamento de enunciado, com supressão de elementos de ligação e, particularmente, de conjunções copulativas, produzindo um efeito "martelante" que confere ao discurso rapidez, força e energia.»
«Comparação - é a figura de estilo de significação que aproxima dois conceitos distintos, pondo em destaque as semelhanças que os unem. Pode servir-se de elementos gramaticais: como, como se, tal como, qual, assim como, parecer, lembrar, sugerir...»
«Elipse - é a figura de sintaxe que consiste na supressão não obrigatória de uma parte de uma frase que pode ser recuperada a partir do contexto.»
«Enumeração - é a figura retórica de adição que recorre à apresentação de elementos em série, que mantêm entre si uma correlação lógica ou semântica, nomeando-os cumulativamente. Se são do mesmo género, a enumeração é simples; se não há relação entre eles, é caótica; se é apenas o último elemento da enumeração a revelar o aspeto comum que os aproxima, é recoletiva.»
«Eufemismo - é a figura retórica de pensamento que atenua ou apresenta com delicadeza uma ideia mais desagradável.»
«Gradação - é a figura retórica de adição que se serve da enumeração de elementos numa sequência determinada para amplificar ou diminuir o significado, podendo seguir uma ordem ascendente até culminar num clímax, ou descendente encaminhando-se para um anticlímax.»
«Hipálage - é a figura retórica de natureza sintática e léxico-semântica pela qual atribuímos a certas palavras o que pertence a outras da mesma frase. Consiste na deslocação de uma palavra, usualmente um adjetivo, para a associar a outra, em geral um nome, à qual não diz respeito semanticamente. A hipálage, com frequência, associa a um nome de objeto ou de coisa uma particularidade que pertence a pessoas.»
«Hipérbato - é a figura retórica de natureza sintática que consiste na alteração violenta da ordem das palavras, pela transição de algum membro da frase, criando intercalações. Serve para destacar um vocábulo ou expressão, para sugerir a beleza de uma formulação. O hipérbato aproxima-se da anástrofe.»
«Hipérbole - figura que consiste na utilização de termos excessivos (pelo exagero de qualidades, defeitos, ações ou capacidades); consegue destacar uma realidade, exagerando-a.»
«Ironia - é a figura de retórica de pensamento que se caracteriza pela distância, identificável pelo contexto, entre o que se diz e o que se quer dizer.»
«Metáfora - é o tropo que consiste na transposição (por comparação, sem o utilizar o termo real e sem a partícula comparativa) de uma palavra para um campo semântico diferente. É uma espécie de comparação latente ou abreviada.»
«Oxímoro - é a figura retórica de pensamento que aproxima termos que logicamente se excluem, apresentando-se opostos ou incompatíveis. Tem afinidades com o paradoxo e intensifica o processo de antítese, mas enquanto encerra uma oposição lógico-semântica, o oxímoro associa palavras contrárias à lógica.»
«Paradoxo - é a figura retórica de pensamento que associa construções semânticas aparentemente contraditórias, irreconciliáveis e absurdas, mas que podem esclarecer, de modo inédito e surpreendente, o significado do real e da vida. O paradoxo é uma infração ao verosímil, às leis da vida ou da natureza.»
«Personificação - é o tropo que consiste na atribuição de características humanas a uma coisa, a um ser inanimado ou a um ente abstrato.»
«Pleonasmo - é a figura retórica que consiste na redundância ou repetição de uma palavra ou ideia, para realçar um pensamento.»
«Polissíndeto - é o emprego insistente da coordenação sindética que favorece a fluídez da frase e lhe empresta um carácter mais afetivo e lento.»
«Repetição - é a figura de sintaxe que consiste na utilização repetida de palavras ou grupos de palavras (expressões, frases) para produzir específicos efeitos estilísticos.»
«Sarcasmo - é a figura retórica de pensamento, associada muitas vezes à ironia, mas com uma agressividade e uma intencionalidade disfórica, em relação ao destinatário, que aquela não possuí.»
«Sinestesia - é o tropo em que há a junção de perceções relativas a dados sensasoriais diferentes.»
Qualquer dúvida que surja digam, eu colocarei exemplos nas minhas respostas para facilitar a compreensão de certos pontos.
Apostem numa riqueza a nível estilístico borboletas :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia (quase de ouro) Para Um Bom Livro
Sachbücher{COMPLETO} Este é um livro dedicado a ajudar as restantes pessoas a escrever e a melhorar as suas capacidades. Caso estejam a pensar em escrever um livro e a se aventurarem pelo mundo das palavras, deixo aqui dicas, que considero importantes.