Agora, que já passaram a vossa ideia para o papel, é tempo de a aprofundarem. Como? Planifiquem. Se procuram que dois personagens se conheçam, têm de saber como o vão fazer. Se procuram que dois personagens se apaixonem, têm de ter uma noção de como lá chegar.
O que vos proponho é que comecem por dividir a vossa trama em "Início" (Cap. I-IV, aproximadamente), "Desenvolvimento", "Clímax" (entre um a cinco capítulos, depende da quantidade de páginas por capítulo) e "Conclusão" (de um a três capítulos - último(s) ).
A partir desse plano, conseguirão percecionar, mais ou menos, o comprimento do livro. Podem até dividir o livro em partes, em que cada uma deve conter o momento "Clímax", apenas nunca a "Conclusão" (a não ser que seja a última parte).
Exemplos:
Livro Comum – Divisão simples [Início; Desenvolvimento; Clímax; Conclusão]
Livro em Partes – Parte Um [Início; Desenvolvimento; Clímax]; Parte Dois [Início (seguimento da Parte Um); Desenvolvimento; Clímax] e Parte Três [Início (seguimento da Parte Dois); Desenvolvimento; Clímax; Conclusão]
Na área de "Desenvolvimento" devem colocar os segredos da vossa obra, ordenadamente, para terem noção do que querem revelar, em primeiro, segundo e terceiro lugar. Seja um livro sobre Amor ou de Mistério, há sempre algo a revelar e é bom saber como e quando o fazer.
Até neste livro me dei ao trabalho de planificar. Assim todos os tópicos terão coesão e não me esquecerei de nenhum. Não custa nada e é bastante importante!
Mantendo o exemplo das Borboletas, aqui está um exemplo para vos ajudar:
Introdução
. Motivos pelo qual a Borboleta A vai viajar
. A sua partida e o que ela espera
Desenvolvimento
. Encontrão com a Borboleta B
. A ajuda que a Borboleta B oferece à Borboleta A
. Conhecem-se uma à outra
. Partem juntas em viagem e chegam ao seu destino
. Encontram a Borboleta C, que se apaixona pela Borboleta A
. O segredo do passado da Borboleta B é revelado (ela foi adotada)
Clímax
. A Borboleta C convida a Borboleta B para um duelo
. O segredo da Borboleta C é revelado, enquanto se batalham (ela nunca foi amada)
. A Borboleta C é derrotada/ A Borboleta B é derrotada
Conclusão
. A Borboleta B fica com a Borboleta A/ A Borboleta A mata-se com o desgosto
Espero que vos tenha sido útil! Lembrem-se que com um plano bem estruturado tudo é mais fácil, okay? :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia (quase de ouro) Para Um Bom Livro
Nonfiksi{COMPLETO} Este é um livro dedicado a ajudar as restantes pessoas a escrever e a melhorar as suas capacidades. Caso estejam a pensar em escrever um livro e a se aventurarem pelo mundo das palavras, deixo aqui dicas, que considero importantes.