13. Personagens

8.2K 681 51
                                    

Ora bem, a construção de um personagem é fundamental e importantíssimo. Há que criar a sua personalidade de acordo com o seu passado, o seu contexto social, cultura e família.

Os nomes parecem simples, mas lembrem-se que devem ter algo de marcante. Não caiam no erro de rebuscar nomes muito diferentes se depois não os conseguem enquadrar no espaço onde a história se passa nem explicar o porquê de os pais o terem escolhido. Se um personagem é espanhol é importante encontrarem um nome espanhol e não português, por exemplo.

A árvore genealógica e a posição social também vão alterar a forma de ser da personagem. Claro que, se for alguém mais rico não vai ter marcas brancas nos seus armários, por exemplo, e nem dará valor a certas coisas. Se a família é do campo, isto significa que a vossa personagem tem os valores bem intrincados na pele, pelo contrário, se uma família for citadina, devem mostrar a decadência desses mesmos valores.

A personalidade de uma personagem é bastante importante. Devem delinear, imediatamente, os traços fundamentais e essenciais da pessoa que estão a criar. As personagens evoluem e, sim, é importante representar essa alteração de pensamento e ato. Ainda assim, é fundamental que mantenham a essência da personagem, pois é impossível mudar completamente!

A caracterização de uma figura textual tem muito a que se lhe diga e é mais subjetiva. Há autores, como o Eça de Queirós, que gostam de ir até ao mais ínfimo pormenor quando se trata da descrição de uma personagem e há outros, como Fitzgerald, que gostam de deixar espaço à imaginação. Qualquer que seja a opção tomada, não devem esquecer-se de a tornarem verossímil, no entanto.

A moda é algo a que muita gente presta atenção e tem sido alvo de críticas, por essa atenção ser desmedida. É importante descrever como se veste um personagem, desde que não seja só porque é a última tendência. A forma como o personagem se apresenta deve representar a sua personalidade e não o armário de sonho do autor.

Espero ter-vos sido útil, mais uma vez. Obrigada por lerem isto. Se precisarem de algum conselho basta perguntarem ;)

Guia (quase de ouro) Para Um Bom LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora