13.2. Caracterização de Personagens e o Seu Processo

6.4K 537 17
                                    

Este vai ser um tópico curto, para relembrar apenas os parâmetros da caracterização ao nível das figuras que utilizam no vosso livro.

Primeiro, há que explicitar como se parecem fisicamente as personagens, ou seja, revelar, através de recursos como a adjetivcação, qual é a sua aparência. As metáforas enriquecem estas descrições, por isso tentem utilizá-las também, tal como comparações.

Exemplo (Borboleta B): "Assim que a viu, apercebeu-se da sua beleza estonteante. As suas asas eram tão azuis quanto o mar, que banhava Macau, a sua cidade natal, e as suas antenas, escuras e finas, pareciam linhas desenhadas por uma pena branca, que os humanos usavam para escreverem, na China."

Segundo, têm de definir a personalidade destas personagens, ou seja, caracterizá-las psicologicamente. Se são calmas, por natureza, ou envergonhadas, ou extrovertidas...  Algo do género, basicamente, a traçar a sua essência.

Exemplo (Borboleta C): "Talvez fosse a forma como o seu olhar penetrava em cada centímetro de floresta, mas a energia que emanava não era positiva de todo. A sua presença tornava-se intimidadora e, até, assustadora. A Borboleta A sabia que ela não era dada à bondade e à gentileza, era alguém que pertencia às forças obscuras da mentira, deslealdade e ganância."

Existem ainda dois processos de caracterização. Podemos caracterizar as personagens de uma forma indireta, quando, através da sua linguagem e atos, mostramos também a forma como pensam e como são, e de uma forma direta, que se divide em autocaracterização (quando a própria personagem se descreve de certa maneira) e em heterocaracterização (quando as restantes personagens a descrevem, dando o seu ponto de vista, sobre a sua personalidade).

Exemplos:

Indireta: " - A beleza da vida é durar tão pouco. - afirmou a Borboleta A, sem hesitações.

A forma como se sentara na clareira, tão pacificamente, e como encarava o mundo com um olhar cheio de sonhos e expetativas, levavam a Borboleta B a encantar-se com a leveza do seu ser."

Direta e Autocaracterização: " - Sempre te disse que era teimosa! Tenho lá culpa que não acredites! - resmungou a Borboleta B, carrancuda."

Direta e Heterocaracterização: " - Pois, mas ela tem esse grande defeito: é uma oportunista! - exclamou a Borboleta C, enquanto se limpava com uma pequena gota de orvalho."

Espero que isto vos seja útil borboletas. Queria agradecer estarem a ler o guia e espero que melhorem com ele. Beijos xx

Guia (quase de ouro) Para Um Bom LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora