Claro que também é importante definirem, logo no princípio, que tipo de livro irão desenvolver. O Wattpad tem uma secção de ajuda que explica e delimita os estilos de escrita. Obviamente, eles podem-se interligar e misturar, mas só subtilmente. Por isso, tenham cuidado e tenham a noção de que não podem tocar em todos os tipos de ficção literária existente, numa só obra!
Romance (proveniente de Amor)
. Trama relacionado com uma história de amor, em que os personagens principais terão de superar vários obstáculos para estarem juntos.
Exemplo: Emma, Jane Austen
Fantasia
. Mundos alternativos, em que os autores podem imaginar tudo o que de menos normal exista.
Exemplo: Harry Potter, J.K. Rowling
Paranormal
. A diferença entre este tipo e a fantasia está relacionada com os cenários. Se na fantasia a ação se passa num mundo alternativo, o paranormal permite aos autores criarem personagens sobrenaturais que habitam na Terra.
Exemplo: A Saga Luz e Escuridão, Stephenie Meyer
Horror
. Este tipo de obras devem apresentar realidades perturbadoras, com personagens disturbadas. Devem conter suspense e episódios quase ou mesmo psicadélicos.
Exemplo: O Iluminado, Stephen King
Romance Histórico
. Nestas obras devem ser elaborados estudos, para um melhor entendimento da época. A maneira de como as pessoas viviam deve ser explorada e pormenores são desejáveis, já que este é um mundo que existiu e que já não existe mais. (Atentem nas mentalidades, que se vão alterando, tal como na linguagem).
Exemplo: Helena de Tróia, Margaret George
Espiríta
. As obras deste tipo devem explorar o mundo espiritual, seja por fantasmas ou por ideias abstratas. Claro que esta é uma temática mais obscura e que precisa do apoio de estudos também.
Exemplo: O Alquimista, Paulo Coelho
Ficção Científica
. Normalmente, estas obras tendem-se a passar num futuro distante e inalcançável. Baseando-se mais na imaginação, não descura, no entanto, o estudo. Os autores devem basear-se em factos científico-históricos para conseguirem explorar a temática, completamente.
Exemplo: O Enigma de Andrómeda, Michael Crichton
Mistério/Thriller
. Estes livros devem conter imenso suspense e serem à volta de um enigma obscuro, que para ser descoberto se deve passar por variados obstáculos perigosos e arriscados.
Exemplo: A Sombra que Ri, Hitchcock
Testemunho
. Mesmo que baseado numa história real, há que entender que a verdade é subjetiva e que é apenas um ponto de vista de alguém. Pode ser um relato num diário, ou algo do género.
Exemplo: Diário de Anne Frank, Anne Frank
Teórico
. O autor expõe os seus pensamentos e/ou teorias sobre a forma como o mundo e/ou a sociedade se regem, devendo apoiar-se sempre em grandes figuras histórias e estudos científicos.
Exemplo: O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir
Humor
. Através de cómicos de situação e de personagens, os autores devem contar uma história, que entretenha as pessoas e as faça rir. A ironia deve ser utilizada.
Exemplo: Boca do Inferno, Ricardo Araújo Pereira
Ação/ Aventura
. É importante, neste tema, o autor estar sempre a conceder à história muitas reviravoltas e nunca deixar as personagens repousarem. O movimento deve ser representado neste tipo de livro. Atentem também na caracterização das personagens, que têm de aparentar cansaço e até sujidade!
Exemplo: Alex Rider contra Stormbreaker, Anthony Horowitz
Entre outros estilos, estes são os que delimito. Lembro que não estou a incluir texto dramático, nem poético.
Espero ter sido útil :)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia (quase de ouro) Para Um Bom Livro
Não Ficção{COMPLETO} Este é um livro dedicado a ajudar as restantes pessoas a escrever e a melhorar as suas capacidades. Caso estejam a pensar em escrever um livro e a se aventurarem pelo mundo das palavras, deixo aqui dicas, que considero importantes.