Durante a madrugada o vilarejo inteiro estava deserto, nada se ouvia. A luminosidade pálida preenchia o céu noturno, nunca houve estrelas e nem luar por ali, sempre a mesma abóbada azulada e vazia, mas não menos intrigante. O Sol surgia no horizonte e um brilho laranja invadia o céu. As placas de cristal, que constituíam o principal traço arquitetônico do local, refletiam a luz em diversas tonalidades, o amanhecer era um espetáculo fascinante. Em uma casa quase esférica um colchão flutuante balançava e Anthony acordava em sobressalto.
A imagem de Susan novamente apareceu na sua mente e o jovem sabia que mais uma vez ela tinha uma mensagem para lhe dar, bebeu um gole de suco de folhas de arbusto aquático, enquanto Susan aparecia em sua mente dizendo:
__Oi Tony, de madrugada tive a impressão de que alguns objetos em minha casa ganharam vida! Mas quando me levantei parecia tudo normal, exceto uma mensagem no espelho do meu quarto que estava escrita em vermelho: __Vá até a caverna! E é curioso que a mensagem só aparecia no escuro e até agora eu não consegui a apagar, nem usando solvente. Sonhei também com uma caverna escura e havia algo brilhando como uma grande esmeralda. Bem, sem mais demora, encontre-me na Praça da Harmonia. Como eu já disse, é estranho, às vezes acho que existe algo rastreando nossas conversas... Pode parecer loucura de minha cabeça, mas é o que eu sinto! Juízo! abraços, Su.
Anthony se preocupou, sempre tivera medo de cavernas e, agora, parecia que alguém queria sua presença lá. Pisou em um degrau móvel, sua mãe o cumprimentou, perdeu o ar subitamente quando olhou para a porta de cristal da geladeira, havia a seguinte indicação nela gravada:
__Embaixo da quarta ponte.
Sua mãe passava distraída e não parecia se dar conta do imenso aviso, o jovem percebeu que só ele o via e tomou aliviado suco de fruta violeta. Instantes mais tarde, indagou sua mãe:
__Mãe, eu estou pensando em dar um mergulho hoje...
__E... - Respondeu dona Anne.
__Você se lembra daquela roupa de mergulho, que eu ganhei no ano retrasado?
__Sim, está no armário da lavanderia... Onde você vai mergulhar?
__No rio...
__Cuidado com as pedras e nada de saltar da ponte, Ok?
__Pode ficar tranqüila... Anthony disse isso e se despediu da mãe, deixando o suco de fruta violeta pela metade. Quatro minutos mais tarde, já estava com uma mochila nas costas, com as roupas de mergulho e os respiradores. O jovem deixou a frente da casa e ordenou que Montanha Verde o levasse até a Praça da Harmonia e assim se procedeu.
A cidade estava agitada com uma cerimônia religiosa, mas Anthony nunca sentiu tão pouca vontade de se tornar um sacerdote.
Tão logo, a praça surgiu diante do jovem, era um lugar realmente tranqüilo, um vento suave movimentava alguns arbustos coloridos que dormiam maviosos, um detalhe chamava a atenção, o relógio da praça era uma réplica do relógio de esmeraldas que havia obtido no dia anterior.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O vilarejo e outros enigmas
Science FictionAnthony é um jovem atormentado pelo seu passado e pela sua ordenação como sacerdote, porém em uma semana sua vida vai mudar radicalmente. Soraya é uma mulher independente, moderna e cheia de mistérios, um muro pesado os separa e a única coisa que os...