Homem perfeito não existe.
Mesmo que exista, ele não tem futuro. O que acontece é que, depois de fazer tudo por uma mulher, mover mundos, fundos e montanhas, ele cansa. Aí, começa a tratar todas da mesma forma. Sem conseguir viver o grande amor que sonhou – seja pelo motivo que for –, ele acaba desiludido. Sua resposta é virar um cafajeste. E, de acordo com algumas mulheres, quanto mais cafajeste melhor.
Ele não vai precisar abrir portas, fazer agrados e mimá-la. Se a mulher gostar dele, mesmo que não valha um único tostão furado, ele deita e rola. Mas, assim como o homem, um dia ela também vai cansar. A lição? Até de quem não se gosta é preciso cuidar, dar carinho e atenção. Educação é o mínimo. Pode ser que você só valorize depois de perder.
***
A primeira regra do manual é se desculpar. Pedir perdão não é errado. Errado é ficar todo orgulhoso, com a saudade nas mãos, o amor no peito e aquele ar de superioridade de quem fez tudo certo quando, na verdade, só fez cagada. Às vezes, pedimos perdão até por erros dela, só para fazer as pazes. Ficar de bem vale muito mais do que uma noite mal dormida por conta de um desentendimento ou uma briga a toa. Um relacionamento que pode durar a vida toda não deve ser posto em risco por uma discussão.
Aceite seus instintos. Até o homem mais romântico também procura aventura. Não é porque ele é um Shakespeare que declama poesias no seu ouvido que não pode querer só lhe levar para a cama. Aliás, não é porque ela é moça de família que não pode ter as vontades do corpo e só desejar uma noite. Sexo faz parte. Na maioria das vezes, é um dos maiores detalhes de uma relação. E pode ser que seja só isso. Nenhuma relação sobrevive só de sexo. Nem sem ele.Se der medo de se entregar, analise as possibilidades. Acha que vai se ferrar? Pule fora. Acha que vale? Vá fundo. Não dá é para ficar naquele chove não molha.
Saiba que algumas pessoas mudam. Nenhum passa- do diz como vai ser o futuro. Acredite que ela tenha mudado. Mude se for preciso. Mas mude por você e em definitivo. Continue mudando, ninguém é sempre o mesmo. Talvez de um dia para o outro, mas nunca ano a ano. Estamos em constante evolução. Pode ser preciso que uma mulher chegue para mostrar tudo que você tem que refazer.
Deu saudade? Procure. Sentiu vontade? Entre no jogo dela. Errou? Desculpe-se. Acertou? Não fez mais que a obrigação. Cativou? É sua responsabilidade. Quer? Corre atrás. Não quer? Sinceridade. Ela não pode? Respeite. Ela faz charme? Vá até onde der – ninguém precisa aturar "doce". É comprometido? Seja comprometido. Quer impressionar? Só uma rosa é pouco. É só um rostinho bonito? Que pena.
Não é preciso cozinhar, escrever poesias, tocar vio- lão, cantar, bater papos cabeça, ser atlético, saber tirar fotos, ter uma boa oratória, agradar os pais, gostar de gatos, ter todos os dentes, um passado perfeito, um futuro brilhante e um pre- sente exemplar, jogar bola, ser sensível, gostar de filmes antigos, MPB, John Mayer e pizza de alho. Nada disso. Muito pelo contrário. Quanto mais coisas pudermos aprender a gostar e a fazer com ela, melhor para a parceria.
É preciso ser sincero. Ainda que eu não tenha sido um adepto praticante dessa religião durante um tempo, acredito hoje mais do que nunca que esse é o melhor caminho. Sendo sincero consigo e com o outro, tudo corre melhor. Por mais dolorida que seja a realidade. Por mais que o "não sei" seja verdade.
***
Na realidade, não existe manual. Tudo que está aqui é só um pouco do que acho que precisa ser feito e como se deve agir. Nem sempre eu fui santo, mas tive que ver muita gente chorar sem merecer desperdiçar uma lágrima por minha causa para aprender. Acho que saber decifrar o que sente e como lidar com as expectativas é fundamental. O "seja você mesmo" nunca esteve tão na moda. Numa época em que muita gente copia tentando ser o que não é, os autênticos se sobressaem.
[ Gustavo Lacombe ]
VOCÊ ESTÁ LENDO
Destino, Acaso ou Algo Mais Forte (2014)
Short StoryLivro lançado em 2014 pela Verve, Rio de Janeiro, reúne cerca de 70 crônicas do escritor carioca Gustavo Lacombe, que já está em sua quarta obra. Falando de Amor, relacionamento, sexo, amizade e outras coisas que permeiam as relações de qualquer pes...