Pesos e medidas diferentes. Não se assuste, mas é assim que a vida vai tratar qualquer coisa. Aliás, é como você enxergará as coisas sem que alguém te explique. Não é preciso ir muito longe para saber que o que é importante para você pode não ter valor algum para outro. E haverá quem não compreenda como uma "besteira" pode ser fundamental para você. Não precisa ficar espantado. Podemos ir além. Pessoas também terão importâncias variadas. Às vezes, aquelas que mais admiramos são as que provocam as maiores decepções.
E, talvez, a culpa não seja inteiramente delas. Metade disso, sem nem precisar pensar muito, é nossa, por criar expectativas. Mesmo que fossem expectativas justificáveis. Apesar da esperança, toda expectativa merece um pé atrás. Não por medo, mas por simples resguardo. Você sabe quantas vezes terá que quebrar a cara até que aprenda isso? Não existe número certo, acredite.
Pode ser que algo te entristeça porque se entregou demais, porque esperou demais, porque valorizou demais. Porque se importou demais. Inclusive, tudo que é demais é prejudicial. Não estou falando que é preciso ligar um "foda-se" para tudo. Não mesmo. Receio que, se nós não sentíssemos aquele frio na barriga com a expectativa de algo bom, a vida perderia muito mais da metade da graça que tem.
Enquanto corações, confianças e planos ainda são quebra- dos diariamente pelo contraste entre nossos anseios e a relidade, são as surpresas escondidas nos detalhes dos dias que ainda servem de motivos para acreditarmos que algo de bom pode acontecer – mesmo nas fases ruins. É aquela velha história de saber valorizar o que se tem. Dar a importância certa aos momentos certos.
A nossa dor de hoje pode ser causada apenas porque o foco está voltado para uma coisa que não deveria mais importar. Só que não se aprende isso da noite para o dia. Custa. Antes de dizer que já viu de tudo, tenha certeza de que o mundo é gigante e nada é impossível. Até mesmo encontrar alguém que entenda o valor que você dá a tudo que te cerca. Até encontrar quem, no jogo de pesar e medir, te equilibre.
Tudo depende do peso que você aceita carregar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Destino, Acaso ou Algo Mais Forte (2014)
Short StoryLivro lançado em 2014 pela Verve, Rio de Janeiro, reúne cerca de 70 crônicas do escritor carioca Gustavo Lacombe, que já está em sua quarta obra. Falando de Amor, relacionamento, sexo, amizade e outras coisas que permeiam as relações de qualquer pes...