12. Heleth

40 3 1
                                    

Heleth Arian era uma menina bastante comum em Edoras, parecia-se fisicamente com suas irmãs e não era reconhecida por ter traços muito característicos. Com seus longos cabelos e olhos castanhos, a jovem era idêntica a quase todas as outras moças de sua idade, embora sua coragem e resiliência fossem um detalhe só seu.

Heleth morava em Rohan desde que nascera, dezoito anos antes, e nunca conhecera nada para além da Floresta de Fangorn. Seu futuro marido, Lewis, a conhecia desde os oito anos, e juntos haviam sonhado, durante dez anos, se casarem em terras longínquas, como Lothlórien, para além do Rio Anduin. No entanto, esse sonho foi adiado durante um ano, quando a princesa de Edoras, Haënya Greenleaf, fora convidada para assumir o trono de Gondor, levando consigo Lewis. Após a partida do esposo, a moça tivera que voltar à sua vida normal, o que era um pouco estranho.

Heleth costumava caçar nas redondezas de Edoras, pegava seu cavalo pouco depois do amanhecer e rondava sem realmente ter um local fixo para ir. A rotina de procurar comida para sua família tinha rareado depois que ela se tornou noiva de Lewis, já que ela praticamente morava na casa dele, e lá todos eram muito bondosos com seus parentes, quando se tratava de alimentação. Além disso, Lewis sempre se oferecia para caçar junto com ela, o que fazia a comida quase duplicar: o rapaz era excelente no que fazia, além de ser ágil, fazendo o serviço terminar mais cedo do que pretendiam.

Agora que estava sem Lewis, quase quatro meses após a partida do noivo para Gondor, Heleth voltara ao costume habitual de se acordar antes do sol aparecer e cavalgar em diversos lugares para obter a refeição da semana. A princípio, tinha sido difícil se acostumar com a ausência do noivo, sem contar com a imensa saudade que a moça tinha dele. Não se lembrava de ter passado sequer dois dias sem Lewis desde que começaram a namorar, aproximadamente sete anos atrás. O fato de morarem ao lado do outro também sempre fora um benefício, pois mesmo quando ficavam sem se falar durante dias, era impossível permanecerem desse jeito, já que eram obrigados a se verem o tempo inteiro.

Heleth não estava chateada por Lewis ter ido para Gondor auxiliar sua melhor amiga de infância; pelo contrário, ela achava que essa seria uma boa oportunidade para Lewis realizar tudo que sempre sonhara: conhecer o mundo, visitar lugares lindos, encontrar pessoas e culturas novas. O rapaz costumava lhe dizer muitas vezes o quanto sentia vontade de sair de Edoras, nem que fosse por poucos dias, apenas para saber que o mundo era maior que aquilo. Haënya possuía o mesmo desejo, por isso fora ainda melhor que pudessem fazer isso juntos. Heleth confiava em Haënya com sua própria vida, e não duvidava de que ela estaria muito bem com ele. Além do mais, Lewis prometera retornar após um ano em Minas Tirith, pois esse seria o tempo suficiente para Haënya se acostumar com seus deveres de rainha.

E então eles se casariam. Heleth não conseguia evitar sentir um frio congelante na barriga ao pensar nisso, embora ainda faltassem oito meses. O casal já estava se preparando para isso muito antes de Haënya ser convidada a tomar o trono de Gondor, mas os preparativos tiveram que ser adiados durante mais um ano. Heleth encarou tal fato como uma oportunidade para se preparar melhor para essa nova etapa de sua vida, a qual exigiria muito mais do que ela poderia imaginar. Entretanto, essa grande mudança, ela tinha certeza, traria uma felicidade que ela nunca conhecera. Sempre que olhava para Lewis, não tinha dúvidas de que queria estar com ele, e apenas ele. Oito meses separados eram pouco, se ela imaginasse a eternidade que ainda passariam juntos.

Num dia normal, como qualquer outro, Heleth se levantou achando que seu dia seria mais do mesmo: caçar, retornar para casa ao meio dia, preparar o almoço para os pais e deitar-se ao fim da tarde para ler um livro e descansar. Ao acordar, a moça trocou a camisola por um par de botas limpas, uma calça apertada e uma blusa branca. Olhou-se no espelho, notando que o rosto estava com olheiras, mas provavelmente era por causa do estresse do dia anterior. Tivera que passar metade da noite cuidando de um dos cavalos no estábulo, que ficara muito doente, vomitando por todo lado. Heleth mal tivera tempo de dormir direito, por isso as marcas profundas embaixo dos olhos não foram uma surpresa. A menina prendeu os cabelos em duas tranças em cada lado do rosto e pegou uma bolsa de couro, onde guardaria o que conseguisse achar na caça.

A RAINHA DE GONDOR - Contos da Terra Média (Livro 3)Onde histórias criam vida. Descubra agora