ENTREVISTA - 2° CONTO

41 11 9
                                    

Entrevista com a autora Juvianne.
Que ganhou em 2° lugar na categoria conto com o seu livro VÄRLDEN - BANIMENTO.
JuvianneB

-

O que você acha que seus leitores devem saber sobre você, Juvianne?

R: Pode não parecer, mas muitas das minhas influências são de desenhos clássicos da Disney. O Rei Leão, Pocahontas, Hércules etc. Cresci vendo e revendo esses filmes (até coleciono os DVDs), e assisti tanto que hoje em dia ainda sei todas as músicas de cor.
Embora grande parte das minhas obras tenha algum tema mais pesado, também tem "algo Disney" nelas. E esse meu apreço por desenho também influenciou a minha escolha de carreira, pois estou estudando para ser Ilustradora.

- Quando surgiu a ideia de escrever VÄRLDEN - Banimento ?

R: Foi em 2015, o texto original ainda existe no Tumblr em algum lugar do meu blog. A ideia inicial de Banimento era criar um tipo de "Prólogo" para um crossover de histórias que eu iria escrever com uns amigos. Infelizmente, alguns deles não fazem mais parte da brincadeira, mas a ideia continua viva e logo vou coloca-la em prática. Arlos vai sofrer um pouquinho para conquistar seus "direitos de deus" novamente.

- Por que escolheu esse gênero para escrever inicialmente?

R: Porque eu vivo e respiro Fantasia. É muito difícil (muito MESMO) que qualquer outro gênero me chame a atenção se a história não tiver pelo menos um pé dentro de Fantasia. Sou fascinada pela capacidade que o ser humano tem de criar mundos que são iguais e diferentes do nosso em proporções equivalentes.

- A escrita está em primeiro lugar em sua vida, ou é apenas um hobby que está em segundo plano?

R: Por enquanto, ela está em primeiro lugar sim. E com o rumo que eu estou tentando tomar como ilustradora, acho que ela escrita logo vai começar a andar lado a lado com os desenhos. Quadrinhos não existem sem roteiro, certo?

- Qual foi sua motivação para começar a escrever? Alguém te influenciou?

R: Primeiramente, foram algumas músicas que me fizeram imaginar as primeiras versões de todo o universo Världen. Mas indo mais além disso, citando o que o mestre Tolkien dizia sobre a Fantasia ser escapista, hoje percebo que, quando eu comecei a escrever, eu estava querendo "escapar" da minha realidade de alguma forma. E eu também queria me expressar, botar pra fora tudo o que estava dentro de mim. Mas não quis simplesmente fazer isso criando textos simples ou poeminhas, sabe? Decidi que iria pegar todos os meus sentimentos e transforma-los em personagens. Depois, dei a eles cenários e objetivos. E a minha principal motivação para dar continuidade com isso é a de atingir pessoas que precisem da mesma orientação que eu estou constantemente tentando me dar através do desenvolvimento das minhas histórias.

- Você escreve a quanto tempo?

R: Eu comecei a escrever oficialmente no final de 2011, mas um dia desses encontrei um caderninho da época em que eu tinha uns 8 anos. Nele tem uma versão escrita e ilustrada por mim do filme do Bambi da Disney.

- Como se sentiu ao saber que foi uma das ganhadoras da primeira edição do Contest Star, na categoria Conto?

R: MUITO feliz! E essa felicidade veio em dobro porque dentre os concorrentes da categoria tinha o livro de um amigo meu, que foi o ganhador do primeiro lugar.

- Você mudaria algo em seu livro?

R: Só a ilustração da capa. Aquela arte maravilhosa não é minha, infelizmente. E não faço ideia de quem poderia tê-la feito porque achei ela no Google Imagens. Gostaria de poder fazer a minha própria ilustração ou comprar e encomendar a arte de alguém para usar.

- Você conta com o apoio dos seus familiares e amigos, ou eles não sabem que você escreve?

R: É uma questão meio complicada... Meus amigos apoiam bastante, inclusive o meu professor de ilustração que é o Thony Silas, um artista que trabalha para a Marvel e DC. Ele apoia tanto o meu projeto que vai desenhar uma capa para outro de meus contos e transforma-lo em um livrinho que, se tudo der certo, estará à venda na mesa dele lá na CCXP de São Paulo. Meus familiares já são outra história. Minha mãe apoia e não apoia ao mesmo tempo. Porque ela vive dizendo que "escrever não dá dinheiro", mas compartilha minhas divulgações de livros no Facebook...? Não entendo muito bem o que se passa na cabeça dela.

- VÄRLDEN - Banimento, terá continuação?

R: Só no Tumblr. Mas quem sabe eu não faça uma adaptação do que escrever por lá e faça uma nova história onde o Arlos é protagonista? Só o tempo dirá.

- Qual o conselho você pode dar para quem está começando a escrever agora? Há algo que te ajudou quando iniciou sua escrita e publicação na plataforma que queira dividir conosco?

R: Se desligue completamente do mundo e procure um canto da sua casa (ou de qualquer outro lugar onde você possa ficar tranquilo) e arrume uma posição confortável. Não abra trezentas abas de redes sociais ou qualquer outra coisa que não tenha nada a ver com a sua história, isso distrai e te impede de escrever. É preciso aprender a apreciar a companhia dos seus personagens e "conversar" somente com eles na hora de dar continuidade a uma história. E uma coisinha que funciona comigo é colocar música instrumental para tocar enquanto escrevo, tipo a trilha sonora de um filme ou um jogo.

- Qual a mensagem que você gostaria de passar aos seus leitores?

R: Que não importa o que te digam, não importa o que te imponham; você é o único que pode construir o seu próprio caminho.

Nós, do concurso Contest Star, agradecemos sua participação, lhe desejamos uma boa sorte com essa e com suas futuras obras!

CONTEST STAR - ENTREVISTASOnde histórias criam vida. Descubra agora