Entrevista com a autora Rwosane ganhadora da categoria extra Melhor Enredo com o livro Dama Primogênita.
Rwosane- O que você acha que seus leitores devem saber sobre você, Rwosane?
R: Creio que o fator pessoal da fidelidade a todo e qualquer mundo que eu procure explorar. Seja em Romance, Terror, Drama, Poesia ou qualquer outro gênero em que eu escolha trabalhar e trazer uma nova história, a minha fidelidade com desde o maior ao mais minimalista detalhe é sempre presente. Eu aprecio ter algo para preservar, respeitar, honrar em um gênero, não só no aspecto de dar vida à história nele mas também no sentido de preservação da cultura. É um dos meus métodos.
- Quando surgiu a ideia de escrever Dama Primogênita?
R: É inconstante falar disso mas sempre deleitável. Em minha crença, Dama Primogênita sobreveio até mim e jamais eu a inventei. Não, seria insensato dizer que eu criei algo que aos meus súditos olhos é tão belo ao que na verdade o mesmo surgiu para mim como uma graça. A ideia de dizer que Dama Primogênita é minha, a minha história, uma história escrita por mim com minhas palavras é simplesmente divina, algo como uma dádiva. O domínio que tenho sobre ela é também algo concedido pela mesma, sou e sempre serei como o oleiro nas mãos de seu precioso barro e não o contrário.
- Por que escolheu esse gênero para escrever inicialmente?
R: Eu sempre venerei Romances, sempre. Quando li O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde então, passei a ver o mundo não mais como uma criação divina ocupante de monotonia, ignorância e alienação, mas sim, como um dos jardins em que Harry e Basil proseavam durante as tardes, isso foi um poderoso estímulo. Desde tempos também cultuo Terror mas o Romance... Este é um universo sublime que merece a admiração de Deus.
- A escrita está em primeiro lugar em sua vida, ou é apenas um hobby que está em segundo plano?
R: Sabe que ainda é uma questão tortuosa para mim? Mas eu sei bem a resposta no fim das contas. Há pouco mais de um ano eu sequer cogitava criar o costume de ler, quem diria de escrever coisas ou até mesmo grandes histórias. Ter a admiração mútua de tantos e ter por merecida a atenção destes para me lerem, muito menos. Mas há uma verdade única e singular: Escrever é uma arte que eu adotei e jamais abriria mão por nenhum motivo imaginável. Ao que para alguns serve como válvula de escape, para mim é um meio doce de me encontrar com o prazer. Às vezes penso ser um hobby ao que outras considero algo vital, tanto faz para mim, eu só preciso que esse hábito jamais deixe de existir.
- Qual foi sua motivação para começar a escrever? Alguém te influenciou?
R: Um personagem e um universo: Hannibal Lecter, O Silêncio Dos Inocentes. Desde a temática ao mais profundo detalhe, tudo me inspirou e inspirou também a minha protagonista a ser o que é. É simplesmente cultura, arte indecifrável tudo o que é aquele eterno assassino, não digo canibal, ele se ofenderia com certeza. Porém, na verdade, o que realmente me inspira de um modo geral é a crença de que toda arte e vocação pode ser transformada e também transformar, a certeza de que nenhuma arte é horrenda e pecaminosa a ponto de ser condenada por Deus.
- Você escreve a quanto tempo?
R: Desde 27 de Novembro de 2017, em média. Comecei a ter ideias rasas por volta de agosto do mesmo ano, mas pus a mão na massa meses depois.
- Como se sentiu ao saber que foi um dos ganhadores da primeira edição do Contest Star, na categoria extra Melhor Enredo?
R: Ah, foi compensador, gratificante com certeza. Pouco pelo prêmio e quase totalmente pelo fato de eu ter ganhado um novo leitor e admirador. Hélio Júnior foi quem avaliou a minha história e o que posso dizer com as suas palavras ditas perante a minha conquista foi que me senti grata como em um dos melhores momentos de minha carreira. O prêmio em si não significa tanto quanto o que vem de mãos dadas com ele, quase nada. Dama Primogênita foi designada a Melhor Enredo do Contest Star - 1° Edição mas isso não foi o que me fez vibrar. Eu ganhei um leitor, um alguém que sempre admirará o meu trabalho e lerá as coisas que eu escrever. O que pode valer mais do que um leitor? O seu valor supera o de Clássicos da Literatura e acredite, a leitura de uma pessoa motivada por nossas simplórias palavras vale infinitamente mais que qualquer prêmio e reconhecimento.
- Você mudaria algo em seu livro?
R: Fora os pequeninos erros gramaticais e falhas minuciosas na temática? Não.
- Você conta com o apoio dos seus familiares e amigos, ou eles não sabem que você escreve?
R: Bem (risos), minha família ainda não tem noção da arte que eu pratico desde tempos. Minha mãe sabe que costumo ler às vezes algumas coisas. Entretanto, caso soubessem, tenho certeza de que me apoiariam pois é algo que contribui para o meu crescimento e conhecimento.
- Dama Primogênita terá continuação?
R: Não, não kkkkkk é livro único.
- Qual o conselho você pode dar para quem está começando a escrever agora? Há algo que te ajudou quando iniciou sua escrita e publicação na plataforma que queira dividir conosco?
R: Eu poderia dizer para jamais desistirem, serem perseverantes e encontrarem o seu talento... e é isso mesmo que quero dizer! Mas tem algo além disso. Àqueles que sonham em ser como J. K. Rowling, Stephen King, Machado de Assis ou qualquer outro mestre da literatura que seja o seu favorito: Vocês podem escrever tudo aquilo que bem desejarem, podem sim porque eu estou dizendo e eu posso. Busquem conhecimento, busquem sabedoria, adquiram técnica e aprendizado. Vocês estão nisso para estarem entre os maiores da história! Pensem grande e serão ainda maiores por intermédio de suas ações.Ao que eu iniciei nesse vasto universo da Literatura, encontrei por divino presente de Deus pessoas grandiosas, de alma linda e coração imenso. Eu sou grata, infinita e eternamente grata por cada um que compartilhou comigo seu conhecimento por livre e espontânea vontade, é por intermédio delas que eu cresço e sou cada dia mais uma escritora melhor, mais verdadeira, com mais conhecimento para espalhar. Eu sou o que sou hoje e serei o que ainda tendo a ser unicamente por aqueles que me fizeram rir, me comoveram, me fizeram conhecer suas histórias e especialmente me ensinaram o verdadeiro significado de expressar amor através da escrita.
- Qual a mensagem que você gostaria de passar aos seus leitores?
R: Eu soube que havia nascido para um bom propósito quando duas e mais pessoas elogiaram com verdade pequenas coisas escritas por mim. Assim como na música, minha primeira vocação, a escrita é composta de notas, arranjos, tons, melodias, harmonia e principalmente beleza. O que é ser um escritor, afinal? Por que eu sou um escritor? Escrevemos porque queremos ver e sentir o vislumbre nos olhos de outrem, porque escrever é belo, é puro, é uma arte inventada por Deus, cultuada pelos regentes celestiais e escolhida por nós. Todo aquele que me lê está em minhas histórias, em meus rascunhos, em meu coração, na lembrança de um elogio simples que para mim significou muito. E que eu ganhe o mundo e muito mais além dele; vocês, meus leitores, são o verdadeiro motivo pelo qual eu tenho prazer em dizer que escrevo histórias que transformam os corações mais áridos. Eu só tenho a agradecer.
- Nós, do concurso Contest Star, agradecemos sua participação e lhe desejamos uma boa sorte com essa e com suas futuras obras!
R: A gratidão de ter tal oportunidade é inteiramente minha, eu que agradeço.