A manhã daquele dia tinha sido um misto de emoções, alegria por ter finalmente descoberto o seu passado e tristeza por saber que tinha passado tanto tempo longe das suas raízes. Ainda se lembrava do encontro de Ernesto com Aurora, tinha sido mais um motivo para choro, mas desta vez de alegria. Penélope tinha vindo à fazenda ver se ela estava bem, já que não tinha aparecido desde o dia anterior, e tinha trazido a pequena Aurora.
-Ernesto apresento-te a Aurora a nossa garotinha.
-Aurora este é o teu papa, eu sei que tu já o adoraste da primeira vez que o viste. - Ema olha para Ernesto e estende-lhe a pequena – Queres pegar nela?
Ernesto que estava ali perto pega na menina, e beija-lhe a cabeça.
-Você não imagina o quanto te amo minha bambina, nunca mais nada nem ninguém nos vai separar.- Diz ele emocionado.
Ema sorri com as lembranças daquele reencontro, pois estava prestes a acontecer outro. Ernesto tinha mandado chamar o seu pai e alguns amigos, para contar a novidade. Ela estava num cómodo adjacente enquanto Ernesto recebia as visitas.
-Ernesto o que houve para nos teres chamado com tanta urgência. Está tudo bem com os meus netos?
-Tudo ótimo seu Aurélio, hoje posso dizer que é um dos dias mais felizes que já tive.
-Estou a ficar curioso.
-Eu também - Dizia Elisabeta que estava acompanhada de Darcy.
-Eu tive uma visita muito especial. Vai parecer loucura, mas é mesmo verdade o que vocês vão ver.
-Podes vir esposa, chama ele.
Aurélio troca olhares com Julieta sem perceber o que está a acontecer quando se depara com a visão da sua filha a entrar pela sala. Ele não consegue controlar as emoções, ter perdido Ema tinha sido muito doloroso, se não tivesse sido Julieta ele não sabia onde teria arranjado forças para continuar. Mas ali estava a sua filha era como uma visão do paraíso.
-Ema. Ema é você mesma? – E corre para abraçar a sua filha.
-A baronesinha voltou mesmo, é verdade, podem acreditar.
Depois do abraço de Aurélio, Elisabeta abraça também a sua melhor amiga.
-Como isto é possível? – Então Ema volta a contar toda a história pela qual passou.
-Minha filha, eu tive tantas saudades, você não imagina o quanto sofri.
-Eu sinto muito que tudo tenha acontecido assim.
-Não vamos mais falar de tristezas, o importante é que a Ema está agora connosco.- Diz Julieta.
Nesse momento entra Ernesto com Aurora no colo.
-Quero apresentar-vos a nossa bambina, Aurora Cavalcante Pricelli.
-Meu deus que felicidade. - Diz Aurélio.
-Nem consigo acreditar que você está aqui com essa bebé. -Diz Elisabeta.- Você estava tão feliz para contar a novidade para Ernesto, mas você queria esperar para ver a reação dele em pessoa, e isso só aconteceu agora. Me perdoa Ema nós devíamos ter-te procurado.
-Isso agora já não importa, o que importa é que estamos todos aqui. – Diz Ema.
A conversa estendeu-se por horas, com Ema a sentir-se um pouco deslocada, mas aquela era a sua família e ela tinha de fazer aquele esforço. Ernesto percebendo que Ema estava no seu limite, decide intervir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Até ao fim das nossas vidas
RomanceUma versão alternativa da volta da Ema ao Brasil. Como Ernesto ficaria se Ema não voltasse? Os personagens já sabem pertencem à nossa querida Jane Austen e ao Marcos Beirnstein.