O Pequeno Príncipe

68 8 9
                                    

Título: O Pequeno Príncipe

 Autor: Antoine de Saint-Exupéry 

 Editora: Nova Fronteira

Antoine de Saint-Exupéry escreveu essa obra para as crianças. Fato! Porém a criança que existe dentro de nós também é acordada ao entrarmos em contato com essa prosa, porque não há como as pessoas lerem esse livro sem se identificarem com algum fato, sem que tirem uma mensagem em algum momento da leitura. Então, sim! É uma experiência que leva até os adultos a despertarem sua criança interior.

O livro é cheio de metáforas e símbolos. A cada conversa entre o piloto (o autor) e o príncipe, a cada virada de página, mais nos encantamos com a linguagem simples usada para descrever situações complexas.

Já li esse livro algumas vezes e não me canso, porque sempre que releio identifico os personagens com alguma pessoa que conheci ou conheço. O príncipe, ao viajar pelos planetas, inclusive para a Terra onde ele conheceu o piloto, pergunta sempre o porquê das coisas – e como pergunta... –, e não há quem ouse não o responder. E muitas vezes essas também, são as respostas das quais precisamos, questionando-nos sobre nossas condutas e nos fazendo refletir sobre nossos atos.

O autor, de nacionalidade francesa, usou acontecimentos da época para serem explorados no livro, mas podem se passar anos e sempre haverá uma maneira de encaixarmos os fatos à situação atual. A amizade e o amor sempre serão temas universais e um poço sem fundo a ser explorado. Mas também se trata da tolerância – coisa rara –, da valorização, do vício e das manias adquiridas pelos adultos, principalmente.

Enfim, não há como descrever melhor essa obra, por isso, deixo um convite cheinho de estrelinhas – e numa delas está o Pequeno Príncipe sorrindo – a cada um que passar por aqui, para que embarque nessa bela viagem.

Quote da vez:

"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio."

p. 39

Por: FlaviaF4mily

#WattResenhasOnde histórias criam vida. Descubra agora