Harry Potter e a Pedra Filosofal

76 10 17
                                    

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal

 Saga: Harry Potter Autora: J. K. Rowling

Editora: Rocco

E a bola da vez é o primeiro livro de uma das sagas mais amadas no mundo todo. Isso mesmo: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Dificilmente, a gente encontra uma pessoa que tenha se aventurado por esse livro e não tenha gostado. Ele é mágico, envolvente, com personagens carismáticos, é uma verdadeira viagem.

A autora foi muito iluminada ao criar esse cenário cheio de fantasias, que poderia facilmente cair na mesmice, mas que viajou por outras vertentes e conseguiu ser um fenômeno de vendas. J.K. soube criar diálogos simples para o público ao qual era destinado o livro, que é infanto-juvenil, porém não sei se ela esperava atingir pessoas de todas as idades, como eu, por exemplo, que estava longe dessa fase quando li, um após o outro, toda a saga.

Harry Potter, um bruxinho que tem a marca da quase morte, foi criado pelos tios, que mais pareciam carrascos, e ao completar 11 anos, descobre que é um bruxinho e consegue finalmente o seu passaporte para a liberdade, ingressando à Hogwarts (Escola de Magia e Bruxaria). E é a partir daí que ele conhece amigos maravilhosos, aventuras inimagináveis, combates que nunca sonhou que teria que lutar e um inimigo, que, dentre outros nomes, é notoriamente mencionado como "Você-Sabe-Quem". Ele, além de ter sido o maior Bruxo das Trevas, foi também um desconhecedor da magia maior: o amor.

Mas o destaque fica por conta do laço fraternal criado entre Harry, Rony e Hermione. A lealdade e a cumplicidade entre eles já ficam nítidas. Percebemos claramente que um está para o outro em qualquer adversidade pela qual venham a passar. (E quantas!...). Achei muito interessante, também, o fato da autora buscar no latim os nomes para os feitiços, lembrando que é a nossa língua mãe (mesmo morta). E o que falar dos doces com nomes e sabores exóticos, do Beco Diagonal, das criaturas místicas, dos banquetes, do quadribol, do torneio das casas e do próprio castelo?

Finalizando, eu poderia continuar escrevendo mais e mais sobre essa obra, visto que já foi lida, por mim, 3 vezes, porém deixo com vocês o desafio de lê-la, de se apaixonar por esse mundo mágico e pela escrita de J. K. Rowling .

Epígrafe

Harry tirou a capa e apanhou o cartão. Escritas numa caligrafia fina e rebuscada que ele nunca vira antes, estavam as seguintes palavras:

Seu pai deixou isto comigo antes

de morrer. Está na hora de devolvê-la a você.

Use-a bem.

Um Natal Muito Feliz para você.

Não havia assinatura, Harry ficou olhando o cartão. Rony admirava a capa.

p.147

Por: FlaviaF4mily

#WattResenhasOnde histórias criam vida. Descubra agora