Carlos Eduardo é daqueles caras que bate no ombro e incentiva as pessoas, mas veja bem, aconteceu uma coisa intrigante.
Ele e seus parceiros de trabalho receberam cinco cartazes – cada um – para colocarem seus contatos abaixo num espaço em branco a fim de captar novos clientes. O gerente orientou que deveriam ser colados em pontos estratégicos, onde há um grande fluxo de pessoas como em filas de pagamento, por exemplo.
Todos saíram para colar seus cartazes. Hernandes Luiz era um dos que se destacavam na empresa por sua honestidade e carisma, mas passou a perder clientes. Sua lista no sistema sumiu sem explicação e poucas ligações chegavam. Carlos Eduardo estava sempre motivando o colega a se animar.
Certo dia, Hernandes Luiz resolveu investir em novos cartazes além dos que lhe fora entregue e saiu para substituir os antigos. Para sua surpresa os cartazes continuavam lá... mas eram os contatos de Carlos Eduardo que estavam escritos. "Misteriosamente" seus cartazes foram substituídos pelo do colega. Ele evitou fazer julgamentos precipitados, mas estava estarrecido com aquela cena. Ele não os substituiu. Deixou do jeito que estava.
No final do dia concluiu que três de seus cartazes foram substituídos pelo o do Cadu.
Hernandes custava acreditar que o colega tão sorridente e incentivador fizera aquilo. Procurou outros lugares onde não haviam cartazes e visitou seus antigos clientes que disseram ter recebido propostas melhores por um tal "Carlos Eduardo", e que o mesmo havia dito que Hernandes havia mudado de setor.
Hernandes desmentiu. Reatou com seus clientes. Tratou Cadu como se nada tivesse acontecido e deixou que ele descobrisse sua vergonha sozinho.
Tapinha no ombro na frente do chefe não mais!
Tem gente que pode até torcer por você, mas por favor, não se destaquem mais que eles. A bondade às vezes tem limite.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Porta de Esperança
De TodoReflexões cotidianas para superar rotinas desmotivadoras.