É um daqueles momentos em que a vida parece pausar, e o universo abre a boca e vomita a compreensão sobre você. Não é conhecimento, não frios fatos duros que você pode falar em conversa casual, como fizemos no quarto do hotel, cercadas por Galen e Rayna e Toraf. Pessoas que eu já
aceitei poderem gerar uma barbatana. Claro que nós tínhamos falado sobre minha mãe ser uma daquelas pessoas, também. Mas até agora, até isso, eu acho que realmente não acreditei.Mesmo quando Galen tinha estado lá na minha cozinha e acusou minha mãe de ser uma monarca peixe morta, eu pensei que estaria tendo uma conversa embaraçosa agora. Talvez tentando explicar alguma piada interna que ele estava contando.
— Você tem muitas explicações a dar, Nalia. — Risada, risada.
Falar é falar é conversa. A conversa é o que nós fizemos antes que a realização real batesse. Percebendo que havia uma piada interna, e eu era o alvo disso. Por dezoito anos malucos. Forte. Ha. Ha.
Mas esses eram apenas fatos. Conhecimento. Como saber a quantos pés estão em uma milha ou saber
qual é a capital da China. Fatos sem emoção. Eu até tinha ouvido ela no telefone há um tempo atrás, chamando seu empregador para arranjar uma licença, pagando todos os utilitários bem à frente, zumbindo sobre todas as coisas que eu não deveria esquecer de fazer em casa. Era como planejar umas férias ou algo assim.Mais isso? Observar a longa barbatana prata da minha mãe movê-la através da água atrás de nossa casa, sem nenhuma das desajeitadas de Natalie McIntosh, a esposa-mãe-enfermeira, e toda a graça e precisão que você esperaria de Nalia, a Princesa Poseidon... Essa é a compreensão da bofetada na cara.
E tudo o que posso fazer é assistir.
Esticando-se e torcendo-se, minha mãe parece aliviada em abandonar suas pernas humanas, os cantos de sua boca se elevando em satisfação. Observando seu rosto, é fácil acreditar que a transição é tão boa quanto Galen descreve. Sua barbatana desliza em elegância controlada, de uma forma que faz Galen e Rayna de alguma forma parecerem imaturos e sem tempero. Mas a grandeza da cena parece abalada pelo fato de que ela ainda está usando o top — o mesmo que ela usou na volta para casa, quando eu ainda sentia, apesar de tudo o que tinha acontecido, que ela era apenas minha mãe.
Ela nada para mim agora onde eu espero com meus pés ancorados na areia na água rasa para manter flutuando a parte superior. À medida que ela se aproxima, eu estudo tudo sobre ela, observando tudo e tentando processá-lo, mas é o seu rosto que me deixa mais do que qualquer outra coisa; ela nem sequer tem a decência de parecer apologética. Culpada seria melhor, mas eu me contentaria com desculpas. Porque ela está prestes a usar essa barbatana, essa extensão secreta de si mesma, essa coisa que ela manteve escondida de mim durante dezoito anos, para se afastar, em direção ao Atlântico.
E ela parece estar bem com isso.
— Surpresa — mamãe sussurra quando me alcança.
— Você acha? — De todas as maneiras anticlímax para começar esta despedida. Quero dizer, estamos na água atrás da casa onde cresci. Onde ela e meu pai me depositaram depois do nascimento, onde ela me fez ovos de lixo, onde ela me castigou por razões válidas e inválidas.
Ela olha para minhas pernas.
— Então, você não tem uma barbatana.
Eu balanço a cabeça. Isso parece confirmar algo que ela já suspeitava. Seus olhos ficam sérios, com escute-a-sua-mãe dizem eles.
— Emma. — Ela agarra meus ombros e me puxa para perto.
Eu saio de seu aperto.
— Eu não abraço estranhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tritão - O Legado De Syrena 2
FantasyNesta sequência de Poseidon, Emma acaba de descobrir que sua mãe é a Princesa Poseidon há muito perdida, e agora luta com uma crise de identidade: Como uma Mestiça, ela é uma aberração no mundo humano e uma abominação no reino Syrena. A lei Syrena a...