Introdução

146 5 0
                                    


"Cada descoberta cientifica é uma pequena história de aventura", disse Fernando Reinach, e nesse universo repleto de pequenas histórias dos mais variados tipos de aventura podemos ficar perdidos e não sabermos por onde começar o nosso trajeto; bom, dos milhares pontos de partida dessa viagem, você, caro leitor, já delineou um ao escolher esse livro: a Psicologia.

Ao embarcar na viagem rumo a Psicologia, eu, como seu guia, tenho que te contar uma coisa: o que encontraremos pode ser engraçado, assustador, interessante, impressionante, banal ou até mesmo possa conflitar com suas certezas sobre a vida, o universo e tudo mais. Antes de tudo, irei te contar um segredinho que talvez você já saiba: na Psicologia há diversas formas de enxergar o ser humano, seu comportamento, percepção, sentimento, emoção e como ocorre a interação entre ele e tudo que o cerca, chamamos essas perspectivas de abordagens, assim, cada uma delas vai ter sua forma de ver o mundo. Não deixarei claro a minha abordagem desde início, uma vez que muitas vezes pode prejudicar a sua experiencia, sendo assim, você vai descobrindo pouco a pouco.

A linguagem técnica, o método e toda a parte burocrática da aventura eu deixarei para os pesquisadores, pois no início dessa jornada será difícil compreender o que o pesquisador quis dizer em seu texto original, uma vez que geralmente não temos repertório suficiente para conseguir compreender totalmente, sendo assim, você perderia grande parte da aventura só tentando montar os quebra-cabeças.

Minha intenção aqui é deixar você se deliciar com os achados da ciência com um linguajar simples; cada texto pode ser vinculado ou não com outro, deixarei isso como exercício de apreciação das expedições aqui realizadas, assim, você poderá saborear um texto e juntar com o outro para construir um conhecimento geral sobre a os achados aqui expostos.

Você poderá começar por onde achar mais interessante e apropriado, cada capitulo trará diversos textos com descobertas cientificas que futuramente pode ser modificada ou acrescentada, porém essa é a graça da ciência: não há verdades absolutas. No final de cada texto, trarei a informação e referência de onde a aventura foi retirada, para sempre dar créditos ao desbravador desse novo local descoberto.

Esse livro tem a finalidade de propagar conhecimento e responder curiosidades, ao ler ele você não será capaz de analisar as pessoas afim de trazer uma melhora de vida ou de saúde, assim, se você está passando por problemas e achar que esse livro substitui ajuda psicológica, recomendo que procure a ajuda de um profissional da saúde para te auxiliar na sua melhora e que você leia o livro apenas para sanar suas curiosidades acerca da psicologia, pois o livro não tem objetivo de ser autoajuda, visto que não existe regra magica que solucione o problema de todo mundo, pois cada caso precisará de uma técnica diferente e uma intervenção psicológica distinta da outra.

Bem, está na hora da aventura se iniciar, então segure firme e prepare-se para ser exposto a novos estímulos! 

Aventuras de Psicologia, a Ciência do ComportamentoWhere stories live. Discover now