O sonhar é um tema de grande relevância para o ser humano, e por vezes é tratado como algo místico, premonitório e repleto de significado, assim desde o início da psicologia há tentativas de entender como funciona e como é possível interpretar o sonho.
Na psicoterapia, é exercido o trabalho de auto-observação com o intuito de aprendermos o autoconhecimento, com isso podemos observar alguns comportamentos que apenas nós temos acesso (sonhar, por exemplo), assim, chamamos de comportamento privado e quando analisamos esses comportamentos privados pode-se perceber que eles são pistas do que afeta a pessoa, assim, as emoções que foram sentida durante o sonho são importante para saber como funciona a relação causal entre o evento ocorrido no sonho e o comportamento da pessoa no sonho.
A corrente psicanalítica Freudiana enxerga o sonho como atividades mentais que tem finalidade de satisfazer desejos inconsciente, assim, são resultado de instâncias psíquicas governada por leis próprias, porém a abordagem que está sendo usada nesse livro pensa diferente, uma vez que entende que as pessoas constroem seus universos da mesma forma quando estão acordadas e sonhando, porém quando acordadas haverá a impossibilidade de ter contato com algum material por estar fora de seu alcance e haverá também o controle do comportamento por pressão social, mas durante o sonho a pessoa terá mais liberdade (ou melhor, menos controle social e físico), em virtude de a pessoa poder controlar o comportamento de ver, assim, poderá ter contato com algo que acordada não era possível ou realizar algum comportamento que acordada não seria tolerado pelo meio social e outros não seriam possíveis por causa das leis físicas (como voar, respirar debaixo d'agua, etc.)
Um exemplo é a pessoa que diariamente tem problema com o chefe ou com os colegas de trabalho e possivelmente pode sonhar que está discutindo com eles, porém por causa da fraca presença da pressão cultural/social dentro do sonho (visto que você não ficará preocupado com o que as pessoas vão achar do seu comportamento, pois elas só saberão sobre seu sonho se você contar), por isso a pessoa pode realizar alguns feitos que não seriam bem aceitos se fizesse fora do sonho, como xingar, bater, gritar com o chefe e com os colegas.
É importante perceber o que você faz em seu sonho e como você se sente ao sonhar com isso, as vezes o que você sonha enquanto dorme é exatamente aquilo que sonha fazer acordado.
Veja mais informações em: PITANGA, A. V.; VANDENBERGHE, L. Possibilidades da análise dos sonhos na terapia comportamental. Perspectivas em Análise do Comportamento, 2010, p. 86-92.
YOU ARE READING
Aventuras de Psicologia, a Ciência do Comportamento
Non-FictionCrônicas sobre experimentos, autoconhecimento, ciúmes, persuasão, liberdade, "mente", instinto e muitos outros assuntos (e polêmicas)