Este foi inspirado em uma conversa em que a pessoa me perguntou: — Você acha que eu sou suficiente para alguém?
E eu perguntei: — O que você entende sobre ser insuficiente para alguém?
— Quando a pessoa não precisa de nada mais, apenas de você.
Então eu entendi o que ela quis dizer e cheguei a uma ideia.
Se pensarmos por esse lado ninguém nunca será suficiente para alguém, até porque uma pessoa não dependeria penas de você, ela precisaria de outras pessoas para conversar, trocar ideias, etc.
E também tem a parte de que você teria alguém que é suficiente para você, entretanto não precisaria de mais ninguém nessa vida, porque fulano é suficiente pra você.
— Meu Deus. Faz sentido!— Ela me respondeu — Então eu partiria da ideia de que uma pessoa não me amará eternamente ao ponto de precisar de mim, seja isto em diferentes relacionamentos.
Novamente entendi o ponto de vista dela e cheguei à outra conclusão. Essa conclusão partiu do que eu entendo sobre ser suficiente para alguém.
E a minha interpretação sobre a suficiência é você superara as expectativas que certa pessoa tem sobre você.
Por exemplo: Seu pai poder contar com você pra tudo e você estar ali para suprir as suas necessidades, ou melhor, expectativas, mas é impossível a gente ser suficiente para as pessoas se não formos suficientes para nós mesmos. Você poder contar com VOCÊ mesmo para tudo, saber que estará ali quietinha em sua mente.
Se tu és suficiente para todas as pessoas ao seu redor, você será suficiente para si mesma? Não importa ser suficiente para alguém te amar, desde que a pessoa saiba que você estará ali quando ela precisar.
É claro que em um relacionamento irão surgir perguntas como “e se eu estou fazendo errado?” “E se eu não estou sendo suficiente?” “E se ele não me amar para sempre?”. “E se” é um filho da p*t*. Se a pessoa diz que te ama e faz de tudo para demonstrar isso, que é impossível ser demonstrado e explicado, ele te ama.
Um exemplo de que você está no caminho certo é quando você é menina e pede uma festa de 15 anos para os seus pais e eles fazem de tudo para te fazer a melhor festa, isto significa que você está sendo suficiente para eles, corrigindo, sendo uma boa filha. (Se você for menino, ou é uma menina que não quis/quer uma festa, pensa em algo muito especial que seus pais, ou qualquer outra pessoa fez por você). Muitas pessoas podem não demonstrar os seus sentimentos o tempo todo, mas um gesto pode valer muito mais do que todas as vezes que elas não disseram nada.
Voltando a alguém amar você para sempre. Sério isso? Vamos pensar no futuro! Amar hoje, ser hoje, querer hoje. Amanhã é apenas um complemento do hoje, assim como hoje do ontem.
E concluí meu pensamento com duas ideias. A primeira é que uma pessoa que esteja sentindo-se insuficiente pode ser consequência dela não estar preocupada com o presente. A segunda é que isso de uma pessoa ficar se preocupando sobre não ser amada eternamente pode ser porque ela não está valorizando o amor que uma pessoa está “dando” a ela.
Resumindo...
Seja suficiente para si mesmo, foque no presente e valorize os sentimentos das pessoas mesmo que elas não digam, apenas demonstre.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A arte de ser humano
Non-FictionNesse "livro" você encontrará textos sobre diversos assuntos: empatia, perdas, amor, respeito, e muitos outros. Eu pediria para dar uma chance aos textos desse jovem, que tem o sonho de ser escritor, pois eu boto muito sentimentos em minhas palavras...