Lembrar do passado dói.
Mas, por outro lado, se me dói tanto, é porque tem que haver um sinal de alerta aí. A dor do corpo indica perigo, indica que este órgão precisa de cuidados especiais. E a dor da alma, quando aparece, indica que é preciso ficar atento àquilo que a dor representa.
E o que a dor de lembrar do passado representa para mim? Representa que eu venci quando tinha tudo contra mim. Tudo e todos.
(ou pelo menos tudo e todos que estavam ao meu redor) É como se eu estivesse colocando o dedo numa ferida já cicatrizada, depois de muito tempo de impacto causado. E isso, acredite, é uma coisa boa.
Aliás, muito mais do que boa. Uma coisa realmente ótima. Indica que eu mereço aquilo que eu sempre tive medo de dar a mim mesmo: respeito.
Hoje eu sou, sim, muito capaz de amar a mim mesmo. Mas, não sei por que motivo, auto-amor me parece “menor” do que auto-respeito.
Em meu conceito de amor, o apoio é total e incondicional, mesmo quando algo está claramente errado nas atitudes do alvo desse amor. Agora, o respeito é importante a todos, mesmo àqueles que erraram feio e bastante. Portanto, se eu me sentir incapaz de me amar em alguns dias da minha vida, eu voltarei a olhar para as feridas do passado. São as minhas cicatrizes mais vívidas, e que indicam mais claramente o quanto eu mereço respeitar o caminho que trilhei, os erros que cometi e, mais do que tudo, as vitórias que conquistei.
Mesmo desafiando todas as estatísticas. Eu tinha tudo para desistir, mas persisti.
Por que é que em 2020 seria diferente? Eu sou, sim, um vencedor.
E sempre serei.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Textos sobre superação
Teen FictionTextos sobre superação que podem te ajudar a superar algumas coisas ou ajudar a seguir em frente.