Onde está o seu sorriso?
A jovem Jane estava sentada na cama, em seu quarto, ou melhor dizendo seu pequeno mundo, que estava longe de ser cor de rosa. O rosa foi substituído por um cinza que dava uma negatividade ao ambiente. Isso refletia também na vida da jovem de 15 anos, ruiva, com sardas, um pouco acima do peso, rica e simplesmente esquecida pelos pais, isso somado ao fato de que todo mundo na escola praticava bullying bem pesado com ela.
Isso tudo fez com que a jovem desenvolve-se uma grande depressão, muita das vezes considerada como frescura por todos que ela conhecia quando tentava buscar ajuda, Mas ela simplesmente desistiu de procurar ajuda, estava agora sentada em sua cama com um estilete na mão prestes a cometer suicídio. Era o que ela teria feito, porém um anjo da guarda chamado Macarena apareceu a tempo.Macarena é babá de Jane desde que a menina era um bebê, vinha sentindo que Jane andava triste e era a única que se preocupava com a menina. Graças a Deus ela havia chegado a tempo, tomou o estilete da mão de Jane, e ouviu a jovem.
Após ouvir tudo que ela falou, entendeu que a menina não sentia só uma simples tristeza e sim depressão, no mesmo segundo ela teve uma ideia que poderia ajudar e muito Jane.
- Jane pegue seu casaco e vem comigo.- Macarena fala pois o inverno na cidade de Gramado costuma ser intenso. Jane não entendeu nada, porém obedeceu Macarena.
As duas pegaram um carro pelo aplicativo, e foram até o hospital onde Macarena fazia um trabalho voluntário.Jane também não entendeu o que elas foram fazer lá, apenas trocaram de roupa, colocaram mascara e fizeram a higiene necessária, foram para a ala onde ficam as crianças que tem câncer.
Conforme elas andavam, Jane pode ver que apesar de estarem sofrendo com a doença, elas eram felizes, brincavam com os brinquedos do hospital, outras estavam desenhando, e tinha também alguns médicos que se caracterizaram de palhaço.Elas andaram até chegar no quarto de um garotinho, que Jane descobriu que se chamava Yeshua, O oncologista que estava cuidando do menino começou a falar o que o menino tinha.
- Esse é o jovem Yeshua Fernandes, tem apenas 6 anos, e possui câncer gástrico em estágio elevado.- Jane pode perceber que o menino já não tinha mais os cabelos, suas sobrancelhas estavam quase desaparecendo por completo, e sua pele já não possuía mais cor, não podia se alimentar normalmente só por sonda, e usava uma bolsa de colostomia, nos seus braços, estava o seu urso de pelúcia. Jane se surpreendeu pois parecia que para ele tudo estava bem, a criança exibia um sorriso no rosto.
Yeshua também percebeu uma tristeza em Jane, e assim que todos iam saindo, o menino pediu para que ela ficasse, afim de poder conversar um pouco com ela.
- Oi moça, como você se chama?- Perguntou Yeshua.
- Sou Jane.- Ela apenas respondeu.
- Posso te fazer uma pergunta?- Yeshua fala.
- Claro.- Ela falou simpaticamente, ou pelo menos tentou.
- Onde está o seu sorriso? E o que são essas marquinhas no seu braço? Desculpe eu sou curioso, acabou saindo duas perguntas, se você não quiser responder, tudo bem.- Jane jurava que tinha escondido bem seus cortes.
- Meu sorriso? Bom ele nunca existiu, e essas marcas são escadas que podem alcançar a estrela mais brilhante que você imaginar.- Jane tentou explicar o mais leve possível para o menino não desconfiar, que sua alma estava em um abismo, onde ela acreditava que ninguém mais seria capaz de tirar de lá.
O menino ficou calado por um tempo, porém logo começou a fazer cosquinha em Jane, o que fez com que a moça soltasse uma gargalhada.- Eba! Achei seu sorriso.- Jane se surpreendeu com a felicidade da criança, os dois ficaram brincando ali por um tempão.
Aquela visita havia feito muito bem a Jane, tanto que ela retornou lá varias vezes com Macarena, além de se divertir com Yeshua, e com as outras crianças, ela também havia começado a ir na psicóloga do local, todos ali a ajudaram e ela percebeu que nunca esteve sozinha, a ideia de suicídio nem se passava mais pela sua cabeça.
O tempo foi passando, e infelizmente ou felizmente o jovem Yeshua se tornou uma das muitas estrelas lá no céu, Jane ficou triste na hora mas entendeu que ele estava livre de todo sofrimento.
O tempo passou e agora Jane é feliz, tem um marido e um filho, que ela deu o nome de Yeshua em homenagem ao menino que não deixou ela desistir da vida. Além de ter se dedicado a oncologia pra ajudar pessoas que passaram pelo o que o seu amigo passou.
Texto escrito por:
User: Swgittarius
Karina
VOCÊ ESTÁ LENDO
Você Não Está Sozinho!
PoesieColetânea de Textos, contos e poesias. - Setembro Amarelo. O movimento setembro amarelo busca sensibilizar e conscientizar a população da importância no assunto. Nesta coletanea reunimos todos os trabalhos enviados por nossos participantes que ace...