-Vosuncê falo pru Lorenzo tudo que eu mandei ocê fala....-Joana fala e eu já to cumeçano a fica bravo com ela.
-Eu num falei pro ocê que já mai vosuncê é teimosa,ele num que mai ocê vê se enfia isso na sua cabeça de uma vei por toda.Eu falo meio arto e veno o feito me oia e aponta a chibata.
-Coma em silêncio negro....ou quer perder a janta.Martinho fala pra eu e calo minha boca,e Joana continua sentada do meu lado me azucrinano as ideias.
-Viu o que se fai....-Eu falo perdeno a paciência e ela ri.
-Ele me que sim Inácio pra molde de que fui eu que fiz ele um homi e num vai se arguma nega daqui que vai tira ele dos meu braço,eu sei que ele só pensa em eu e que a Graça vive arrudiano ele.Ela fala e a oio sem ta acreditano no que eu tava ouvino.
-Do jeito que ocê tá falano do Lorenzo aparece que ele é um assanhado que só vive atrai de muiê,ele te amava e era loco por vosuncê....-Eu falo sussurano e respirano fundo-....E o que se apronto cum ele,durmiu com tudo o nossos irmãos de cor e com esses marditos....e até com o traido do Bastião ocê durmiu que eu memo vi,e a Graça é como uma irmã pro Lorenzo.
-Se viu por causa de que não conto ???.Ela me pergunta e eu oio pro lado e apercebo Pai Tomas sentado longe dos otros e oiano pro céu.
-Pra num causa mai sofrimento nele....-Eu falo e ela sorri.
-Ocê tamem só num durmiu com eu por amô a Margarida.Joana fala e eu a oio.
-Por isso e pra modo de que Lorenzo é como um irmão pra eu e não é uma danada igual vosuncê que vai acaba com isso.Eu falo e apercebo os otros nossos irmãos que trabaiava no canaviá e vão tudo fazeno a fila pra pega o cardo da janta.
De longe apercebo o olha assustado da nega Graça.....e meu coração bate forte no meu peito ao de num vê Lorenzo no meio dos otros irmãos,a mema pega seu cardo e vem senta perto de eu e Joana.
-Graça cadê o Lorenzo ???.Eu pergunto e ela oia pra eu.
-Ele tava trabaiano quando o feitô apareceu ajunto do Bentinho e mando ele pro rio,depoi disso o Lorenzo num volto mai.Ela sussura agoniada.
-Vosuncê acha que deru cabo da vida dele ???.Joana fala nervosa e eu oio pro feitô que tava conversano com os capanga dele.
-O seis duas aquieta o facho que eu vo descubri tudo o que tá asucedeno,e que se eles fizero arguma coisa pra ele se prepara que vai te sangue derramado desses marditos.
-Num gosto quando ocê fala assim....-Graça fala com os zoio tudo arregalado de medo.
Me levanto sem o feitô apercebe e vou andano e me sento ao lado do Pai Tomas e o memo continua oiano pro céu.
-Lorenzo num vorto da lida....-Eu falo e Pai Tomas me oia.
-Vorto sim meu fio.Pai Tomas fala e eu o oio confuso.
-Vorto onde Pai Tomas ??? Ta caducano é,Lorenzo num tá na senzala e num ta com nosso otros irmãos.Eu falo e Pai Tomas ri.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cores Opostas
Romance"....Um amor que ultrapassa todos os padrões impostos pela sociedade...." A história se passa em 1810 na cidade de Ouro Branco no interior de São Paulo,e conta a história de uma mulher chamada Cecília que ainda menina foi mandada pelo próprio pai pa...