Amelinha está andando de um lado para o outro da sala, pensando em mil coisas sobre o que descobrira hoje mais cedo e ansiosa para que seu pai chegue, esperando colocá-lo contra a parede.
Ela para e tem uma ideia.
Amelinha: Ao invés de eu chegar e falar, vou esperar para ver se ele vai me contar ou vai continuar sustentando essa mentira (diz para si mesma).
Nessa hora, João abre a porta e entra em casa.
João: Falando sozinha, Amelinha?
Amelinha: Não, estava só pensando alto (ela o fita). Papai, conseguiu resolver os seus negócios?
João: Negócios? Ah, sim! (Lembra).
Amelinha (senta no sofá) : E esse negócio deve ser bem importante, não é? (Diz, quase explodindo para contar logo o que descobriu).
João: É, é sim (desconfia). Mas por que tantas perguntas?
Amelinha: Nada não, é que nunca escondemos nada um do outro, não é pai? Sempre fomos parceiros. O senhor não esconderia algo de mim, certo?
João: Claro que não, minha filha. (Ele estranha o jeito dela) Por que está me bombardeando com todas essas perguntas?
Amelinha: Nada não (levanta rápido). Vou dar uma volta pela fazenda, até (sai apressada e insatisfeita).
João: Tchau... (fica sem entender).
*Nos pastos*
Nelio está supervisionando o trabalho dos outros piões, quando Amelinha chega.
Amelinha: Nelio?
Nelio: Oi, meu amor. (Percebe o jeito nervoso dela) O que foi?
Amelinha: Você acredita que meu pai continua mentindo na maior cara de pau?
Nelio: Oh Amelinha, esquece isso aí. Se Sr. João não contou nada ainda, é porque ele tem motivos.
Amelinha: Mas não posso deixar ele cair nesse golpe!
Nelio: Uai, mas que golpe? (Tenta fazer com ela entenda que é uma paranóia).
Amelinha: Desse jeito não dá! (Ela sai pisando duro, inconformada por não ser compreendida).
Nelio ri do jeito dela, adora vê-la brava, e volta ao trabalho.
*Na cabana*
Clara está se preparando para sair e encontrar Edu na cidade.
Batidas na porta.
Ela vai até a porta e abre.
Clara: Amelinha? (Pergunta surpresa)
Amelinha: Oi, tudo bem? (Pergunta automaticamente enquanto entra e senta no sofá).
Clara: Eu estou bem, mas parece que você não.
Amelinha: Preciso te contar algo.
Clara (senta, receosa): Pode falar.
Amelinha: Não sei se você percebeu, mas meu pai... nosso pai (lembra) anda muito estranho ultimamente.
Clara: Sim, eu percebi que ele anda indo muito à cidade. (Diz, porém sem entender o motivo do alarde da irmã).
Amelinha: Pois bem, eu segui ele e descobri que ele está de caso com uma mulher.
Clara: Nossa (não esperava por isso, mas não vê estranheza no assunto). Que bom, pra ele (acha legal a ideia de seu pai ter arrumado uma namorada).
Amelinha: Bom nada! Tenho certeza que essa mulher está interessada no nosso dinheiro e nas nossas posses.
Clara: Mas Amelinha, você nem conhece ela. Como pode afirmar isso? (Tenta mudar a ideia da irmã).
Amelinha: Ah não, Clara. Como você não vê?! Está bem Claro!
Clara: Eu acho ótimo nosso pai ter encontrado alguém.
Amelinha: Vocês estão ficando loucos, isso sim (sai irritada da cabana e vai para a casa).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Você me ensinou a amar
FanfictionOBS: Essa fanfic é a minha versão da continuação da novela "Coração de Estudante", exibida pela rede Globo em 2002. Nélio sempre foi apaixonado por Amelinha, uma moça rica e mimada e que passou a vida o desprezando por "achá- lo" apenas um peão...