Era uma linda manhã de Sábado. O dia tão esperado havia chegado, vários grupos de alunos se apresentariam à frente de mais de mil pessoas, eles usavam suas melhores roupas, imaginem a ansiedade.
O grupo composto por Paula e Emma acabava de se apresentar, Jorge, Gwen, Pedro, Lúcia e Vanessa iriam se apresentar em seguida. De todos com certeza Jorge era o mais ansioso.
-Boa sorte. _Paula diz para seu irmão. -Embora você não precise tanto.
-Vai correr bem mano. _Pedro surge atrás dele. -Vamos arrasar.
Jorge acena com confiança.
-Pessoal é a nossa vez, vamos! _Vanessa chega e diz aos quatro.
Eles sobem segurando vários objectos.
Ficam parados por alguns segundos, em seguida a apresentação começa. Jorge dá um passo à frente.
-Bom dia à todos, eu me chamo Jorge Davis.
-Eu sou a Vanessa Alves. _Vanessa diz sorrindo.
-Eu sou o Pedro Wilson.
-Eu sou a Gwen Brooks.
Sua mãe sorri vendo a apresentação.
-E eu sou Lúcia Lopes.
Nelson sorri.
-Hoje viemos falar aqui sobre um assunto muito importante. _Jorge diz, mas avontade no palco. -Sobre o bullying e o preconceito que rola no país, e no mundo.
Agora o pequeno quadro que eles trouxeram apresentava várias imagens e frases sobre o bullying e o preconceito.
-Várias crianças e adolescentes, passam por isso. _Lúcia diz.
-O bullying começa quando uma pessoa diminui a outra gerando danos físicos e piscológicos à elas. _Gwen diz.
-Estas pessoas, sendo crianças ou adolescentes tendem a se esconder e a se fechar à vida. _Pedro diz.
-Elas começam a se diminuir, a se esconder, e começam a ter baixa auto-estima. _Lúcia fala.
-O que é um grande erro porque não é assim que se lida com o bullying. _Jorge diz.
-Tenha noção que o que as pessoas pensam de você não importa. _Gwen diz.
-E não tenha medo de ser diferente. _Lúcia fala.
-Eles adoram criar padrões. _Pedro fala.
-Não precisamos usar um tênis só porque os outros estão usando, ou comprar algo porque os outros estão comprando. _Gwen diz.
-Não tente se encaixar em padrões, se você é diferente se ame por isso, porque são pessoas diferentes, que pensaram de um outro jeito e criaram coisas incríveis! _Vanessa diz.
-E isso vale mais do que tentar agradar alguém que só quer te ver em baixo. _Jorge diz.
-E o preconceito, várias pessoas de etinias, aparência e jeitos diferentes são discriminadas. _Gwen diz.
-Eu mesmo já fui discriminado várias vezes pelo meu tom de pele. _Pedro diz.
-E porquê as pessoas fazem isso? Porquê o bullying e o preconceito? _Vanessa questiona.
-Porque as pessoas vivem em uma bolha, e é mais fácil julgar os outros do que sair da bolha e ver o mundo de outra maneira. _Gwen fala.
-Pessoas negras estão mais propensas a levar um tiro vindo de um polícia. _Gwen diz.
-Existem táxis que não aceitam levar cadeirantes. _Lúcia diz.
-Pessoas são agredidas na rua por causa da sua orientação. _Vanessa diz.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Arte do Preconceito
Roman pour AdolescentsA Arte do Preconceito°• Jovens destroindo outros jovens. Gwen, Pedro, Lúcia e Jorge são quatro adolescentes que já foram vítimas de bullying em vários liceus em que estudaram. Após se conhecerem eles criam uma amizade para a vida. Gwen sempre foi c...