2° Lei de Newton

75 8 1
                                    


π

Quando tive física pela primeira vez no primeiro ano do ensino médio eu já a dominava completamente. Tudo funciona de uma forma simples na minha cabeça. No ano seguinte quando foi a vez de Ryujin ter seu primeiro contato com a matéria ela não teve a mesma facilidade que eu. A loira ficava horas tentando entender um simples conceito, quem dirá a forma correta de aplicar as fórmulas. Nunca subestimei sua inteligência, eu que era a esquisita sabe tudo da história. Além do mais, ela tinha várias outras qualidades que nem se fosse possível estudar eu absorveria.

Uma das coisas que ela não conseguia compreender de jeito nenhum era a segunda lei de newton.

F= m*a

Eu sei, eu sei, não tem o que explicar certo?! Está tudo na fórmula! Mas por algum motivo nem o conceito ela compreendia. Um dia eu estava tentando ensina-la e já estava ficando tarde então ela dormiria lá como usual. Já estavam completando três dias em que eu estava em casa sozinha naquela semana. Passei horas ao seu lado explicando e ela só entendeu quando expliquei, usando um exemplo especifico. Pedi para ela ficar de pé e apoiei as mãos uma de cada lado no seu ombro.


Flashback on

­– A diferença da primeira lei para segunda é que agora temos aceleração. – Ela me encarava estática. E eu decidi começar a explicação – Você tem mais massa do que eu.

– Ei! – ela gritou, mas eu ignorei a brincadeira.

– Então se eu te empurro. – A empurrei repentinamente e ela deu um passo para trás surpresa. – Eu uso uma quantidade de força, mas se eu empurro alguém do mesmo peso que eu, vou usar uma força diferente, uma força menor.

– Isso é realmente fácil de entender, mas a matéria parece muito mais difícil. – Ela bufou se sentando na beirada da cama.

Me dirigi até ela me sentando do seu lado.

– Isso porque envolve um pouquinho mais de raciocínio, cabeçuda. ­– ela não se ofendeu, eu sempre brincava assim. – Olha direito para a fórmula. – Ela encarou os papeis esparramados sobre a cama.

– Tá, mas o que a aceleração tem a ver?

– Pensa, se eu uso uma força maior para te empurrar – a empurrei de novo, dessa vez não evitei rir de sua reação e continuei. – E você vai indo para trás graças a esse forte empurrão, você vai desenvolver uma certa constância no seu movimento certo?

– Não. – Falou imediatamente depois da minha pergunta.

– Não o que?

– Não entendi nada, estrelinha. – Ela falou se jogando dramaticamente na cama.

– Você vai acelerar, entendeu?

– Eu não sou um carro, Yeji. – Acho que seria mais difícil do que eu imaginei.

Passei a mão no meu rosto pensando em outra forma de explicar.

– Está bom, vamos mudar os exemplos. – Falei conformada – Seu esporte favorito é basquete, não é?

– Sim. – Ela disse voltando a sentar na cama. Um bico se formava em seus lábios.

– Ótimo, vamos dizer que o meu é tênis.

– Sua cara esse esporte de gente fresca. – Ela falou desdenhando.

– Foca no exemplo, Ryujin. – falei já um pouco impaciente – Duas bolas, uma de basquete e uma de tênis. Qual a mais pesada?

Teste ROnde histórias criam vida. Descubra agora