Maria Alice

7 0 0
                                    

Nome composto, nunca entendi o por quê, ficou em dúvida ao escolher e resolveu acabar com a indecisão colocando os dois?

— Por que Maria e Alice?

— Por que minha mãe queria Alice e meu pai queria Maria para homenagear a minha avó, sendo assim Maria Alice.

O costume de nomes compostos veio da Idade Média, onde os recém nascidos recebiam nomes dos pais e dos avós para garantir que a terra pertencente a família seria herdado. O capitalismo vem corrompendo a sociedade desde aquela época. Imagina criar uma cultura mundial brega somente por que você não garante o território no soco, esses medievais não chegam nem perto dos primitivos.

— Por que não Alice Maria?

— Sei lá, não soa bem.

— Você prefere Alice ou Maria? Dizem que as pessoas com dois nome tem personalidades diferentes para cada um.

— Quanta bobagem, por que esse interesse repentino no meu nome? 

— Soa bem.

Eu sempre gostei do nome dela, era como se eu pudesse dizer o que sentia somente ao pronunciar.

Alice. Era calmo, paz, tranquilidade, tarde serena no campo.

Maria. Responsável, séria com sutileza.

Maria Alice. Era como ajoelhar no chão pedindo que me notasse.

— Você gosta do seu nome? —me perguntou.

— Nada contra.

— Significado guardião rico, protetor das riquezas. Por que desse nome?

— Minha mãe gostava dos apelidos que poderiam me dar.

Depois dessa nossa conversa fiquei instigado, qual seria o significado de seu nome?

Maria, tinha certeza de que sua origem era bíblica, na realidade de onde veio é incerto. O mais aceitável é do hebraico (Myriam).
Significado: senhora soberana. Não acredito que o nome influência na personalidade, como não acredito em signos, porém o espírito de velha que Maria tinha era inegável assim como a líder nata com o poder de segurança que era.

— Alicia, pegue minha caneca ali por favor. —ela permaneceu parada como se não fosse a única pessoa que pudesse me ouvir no cômodo vazio. —Alicia!

— Ce, Alice. —levantou pisando firme me fazendo o favor.

— Obrigada Alicia.

Ver seu olhar de raiva com ironia e ao mesmo tempo seus lábios quererem sorrir era uma imagem impagável, uma de minhas expressões favoritas.

Alice vem do grego, significa real, algo verdadeiro, "pé firme". E a mãe de Maria Alice parecia ter tido uma prévia de que sua filha seria no futuro.

Alice era tão constante, tão verdadeira e tão real que eu sempre me pegava pensado se não era imaginação. 

— Você gosta do meu nome? —questionei bebendo o café amargo que ela preparou.

— Simples, não é incomum, soa bem, eu diria que é um bom nome.

— Daria esse nome para teu filho?

— Não, é um nome de gente mais velha. Pareceria que o bebê já nasceria com trinta anos.

— Eu só tenho vinte e três!

Naquele dia eu percebi, Maria Alice definitivamente não liga para meu nome.

LembrançasOnde histórias criam vida. Descubra agora