Ficou demonstrado que a "purificação" do dr. Willett fora uma provação quase tão estressante quanto as horrendas andanças pela cripta desaparecida pelo fato de o idoso médico ter chegado totalmente esgotado em casa naquela noite. Durante três dias, não saiu do quarto, embora os empregados houvessem, depois, murmurado algo sobre tê-lo ouvido após a meia-noite, na quarta-feira, quando a porta de entrada abriu-se quase sem fazer barulho e fechou-se com surpreendente cuidado. Por sorte, a imaginação dos criados é limitada; do contrário, os comentários poderiam ter sido influenciados por uma matéria publicada na quinta-feira no Evening Bulletin que informava o seguinte:
Ladrões de Túmulos do Cemitério Norte Mais Uma Vez Em Ação
Após uma calmaria de dez meses, desde o vil vandalismo cometido na sepultura da família Weeden no Cemitério Norte, um ladrão noturno foi entrevisto no início da madrugada no mesmo cemitério por Robert Hart, o vigia da noite. Ao olhar por um instante de sua guarita às 2 h da manhã, Hart observou o brilho de uma lanterna não muito distante da área noroeste; ao abrir a porta, detectou o vulto de um homem com uma colher de pedreiro mostrada em silhueta sob uma luz elétrica próxima. De imediato, pôs-se a correr em perseguição e viu o vulto lançar-se a toda para a entrada principal, ganhar a rua e o perdeu em meio às sombras antes da possibilidade de aproximação e captura.
Como o primeiro dos violadores de túmulos em ação no ano passado, esse invasor não chegara a causar danos reais antes da detecção. Uma parte da sepultura dos Ward mostrava sinais de uma pequena escavação superficial, mas nada, nem sequer de perto do tamanho de um túmulo, fora atacado, assim como não se mexera em nenhum túmulo anterior.
Hart, que não pôde descrever o gatuno, exceto como um homem baixo, na certa, com uma barba basta, é da opinião de que todos os três incidentes de escavação no cemitério se devem ao mesmo bando; mas policiais da Segunda Delegacia discordam por conta da natureza selvagem do segundo incidente, quando roubaram um caixão antigo e despedaçaram violentamente sua lápide.
O primeiro dos incidentes, no qual se acredita ter sido uma tentativa frustrada de enterrar alguma coisa, ocorreu um ano antes, em março, e foi atribuído a contrabandistas de bebidas alcoólicas à procura de um esconderijo. É possível, disse o sargento Riley, que esse terceiro caso seja de natureza semelhante. Policiais da Segunda Delegacia têm feito um grande esforço para capturar a gangue de profanadores responsável por estas repetidas violações.
Durante toda a quinta-feira, o dr. Willett descansou como se tentasse recuperar-se de algum mal já sofrido ou revigorar-se para enfrentar alguma situação futura. À noite, escreveu uma carta ao sr. Ward, entregue na manhã seguinte, que levou o pai semientorpecido a ponderar longa e profundamente. O sr. Ward ainda não se sentira em condições de ir ao trabalho desde o choque da segunda-feira, com aqueles desconcertantes relatórios e a sinistra "purificação" do médico, mas encontrou certo reconforto na carta de Willett, apesar do desespero que parecia pressagiar e dos novos mistérios que parecia evocar.
Barnes St., n° 10
Providence, R.I.,
12 de abril de 1928
Caro Theodore: Sinto-me obrigado a dizer-lhe algumas palavras antes de levar a cabo o que vou fazer amanhã. Concluirá a terrível situação pela qual temos passado (pois creio que nenhuma pá jamais terá chance de chegar ao monstruoso lugar conhecido por nós dois), mas receio que não deixará seu espírito em paz, a não ser que eu lhe garanta, de modo explícito, que tal ação será o final definitivo desse mistério.
Conhece-me desde menino; por isso, acho que não desconfiará de mim quando insinuo que é melhor deixar certas questões não investigadas e ocultas. E também é melhor que não tente mais especular quanto ao caso de Charles, e quase imperativo que não conte à mãe dele mais do que ela já suspeita. Quando eu visitá-lo amanhã, Charles terá fugido. Isso é só o que precisa permanecer na mente de todos. Ele enlouqueceu e fugiu. Pode contar-lhe aos poucos e com delicadeza a parte do enlouquecimento quando parar de enviar-lhe as cartas datilografadas em nome dele. Aconselhá-lo-ia juntar-se a ela em Atlantic City e repousar ao seu lado. Sabe Deus que precisa de um repouso após tamanho choque, como eu também. Irei para o Sul por algum tempo para acalmar-me e fortalecer-me.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Caso de Charles Dexter Ward (1943)
Kinh dịObra do norte americano H. P. Lovecraft