Rebecca, sentada ao lado de Branca na carruagem da família da amiga, mal conseguia acreditar que o plano para ir com a família Farto para a capital participar de um baile tinha dado tão certo.
Flashback
Nas três semanas que haviam se passado desde o dia que a amiga havia dito como iam agir para garantir a ida de Rebecca para a capital, em várias ocasiões a futura baronesa de Abadia havia vacilado em sua certeza, temendo que, de alguma forma, o plano fosse por água abaixo. Branca, porém, determinada a ter a amiga ao seu lado no evento, não desanimou. Providenciou o texto da carta falsificada, imitou a assinatura de Rubião no papel e o entregou a Rebecca que, na visita seguinte à casa da família Farto, a apresentou aos pais da amiga.
Os pais de Branca ficaram muito lisonjeados com a confiança supostamente depositada neles pelo vizinho poderoso e não se negaram a levar Rebecca consigo para a viagem. E, quando Rebecca preocupou-se com a fantasia, Branca lhe disse que já tinha um figurino para ela. As duas tinham praticamente as mesmas medidas, com Branca sendo alguns centímetros apenas mais alta do que Rebecca, e a moça dos olhos azuis tirou de um baú um embrulho cuidadosamente feito, atado com fitas.
Rebecca encantou-se diante do vestido de seda branca e macia, com mangas longas e losangos em cetim preto na lateral do corpo. A saia do vestido era rodada, na altura dos tornozelos, com detalhes de fita fina na barra e no decote quadrado, e uma faixa larga de cetim preto na cintura. Quando Rebecca provou a roupa, caiu como uma luva em seu corpo, precisando apenas apertar um pouco justamente na cintura. Junto à fantasia, havia uma delicada máscara veneziana preta, amarrada por fitas.
Rebecca emocionou-se e abriu um gigantesco sorriso para a amiga. As duas, rindo, abraçaram-se.
Fim do Flashback
Na véspera, depois de uma semana de comportamento perfeito em todos os minutos do dia, Rebecca havia conseguido uma relutante autorização da velha Celina para passar a noite na casa da amiga e voltar depois de dois dias. Porém, para garantir que Rebecca manteria o comportamento perfeito durante a breve estada na casa da família de Branca, a tia do duque determinou que Blandina, criada pessoal de Rebecca, acompanhasse a menina.
Rebecca ficou radiante com a decisão da velha guardiã. Blandina era responsável pelo atendimento de suas necessidades desde a chegada de Rebecca à fazenda, quando ainda era criança, e com o passar dos anos haviam se tornado amigas. Portanto, quando se retiraram da sala para voltarem ao quarto, Rebecca revelou à criada o que iria fazer, dizendo ainda que Blandina iria com ela para a capital. A ex-escrava havia se assustado com a ousadia da menina, porém, diante da empolgação da jovem, acabou se empolgando também.
- Será uma grande noite - disse a senhora Farto, sorrindo - O barão de Tinguá é famoso por dar as melhores festas, seus convites são muito concorridos.
- Ouviu isto, Becca? - Branca sorriu animada - Nosso primeiro baile de Carnaval! E será na casa de um nobre!
- Confesso que não sei se devo me sentir animada ou nervosa! - admitiu a futura baronesa.
- Os dois, minha querida! - exclamou a senhora Farto com um sorriso conspirador - Lembro até hoje do meu primeiro baile, eu era um pouco mais nova que vocês e não conseguia conter a excitação diante da possibilidade de encontrar o amor!
- E a senhora encontrou o senhor meu pai neste baile, mama? - Branca perguntou, os olhos azuis assumindo um brilho sonhador.
- Oh, não, meu amor! Só conheci seu pai um par de anos mais tarde! Veja bem, ele estava servindo na Guerra do Paraguai na época do meu debut - A mulher mais velha sorriu novamente e tomou as mãos da filha dentro das suas - Mas como me diverti! Acho que o flerte é um dos poucos divertimentos aceitos para mocinhas como vocês!
VOCÊ ESTÁ LENDO
When I Fall in Love | Rebecca & Rubião
Historical FictionJosé Maria Rubião, o Duque de Parnaíba, está furioso ao descobrir que a jovem moça que chamou sua atenção (e com quem trocou beijos ardentes) em um baile de máscaras é a sua tutelada que fugiu dos cuidados de sua tia na fazenda, Rebecca. Tendo confi...