capítulo 05 🏁

29 4 0
                                    

Corrida

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Corrida

Um dia de sol na região de Stavelot, onde está o circuito de Spa-Francorchamps. A temperatura ambiente era de 22°C e, no asfalto, 36°C para a largada. Um começo confuso da prova. Com oito pilotos punidos por trocar de motor, o grid estava muito diferente da ordem de forças natural. Max Verstappen e Charles Leclerc, por exemplo, largavam nas posições 14 e 15, respectivamente.

Carlos Sainz era o pole e trazia consigo Sergio Pérez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel no top-10.

A largada trouxe o primeiro movimento de insanidade na frente. Sainz se distanciou e defendeu com tranquilidade, enquanto Pérez largou mal e caiu para o quinto lugar. Na briga para ficar em segundo Hamilton e Alonso se tocaram e saíram brevemente da pista. Ambos seguiram num primeiro momento, mas abriram caminho para Pérez, que havia ultrapassado Russell, recuperar o segundo lugar. Russell era o segundo, enquanto a Mercedes mandava Lewis parar. Era o fim de corrida dele.

Mais atrás, Verstappen e Leclerc voavam. Em duas voltas, ocupavam as posições oito e nove. Mas o primeiro safety-car já viria aí, em duas voltas. Nicholas Latifi abriu demais o contorno da curva para não tocar Esteban Ocon, que tomava o caminho normal na frente, bateu na brita e rodou com a Williams. Ocon foi rápido e escapou, mas Valtteri Bottas teve de catar no freio, também rodou e ficou preso na brita.

Enquanto Bottas parava e reclamava, a transmissão oficial da Fórmula 1 recuperava o acidente de Hamilton. Ficou evidente que Alonso foi totalmente inocente e deu espaço para Lewis, que, otimista demais, tocou a Alpine e chegou a sair do chão. No rádio, Alonso disse que Hamilton “é um idiota que só sabe largar na frente”. O heptacampeão sequer conseguiu levar o carro ao pit-lane e parou na pista mesmo.

Com o safety-car, teve quem já resolveu trocar pneus. Leclerc, por exemplo, trocou os macios por médios, enquanto Latifi trocou um jogo de médios por outro. Naquele momento, Yuki Tsunoda era o único de pneus duros, enquanto Sainz e Verstappen apareciam de macios. De resto, todos de médios.

A relargada de Sainz não foi das melhores, quando o safety-car foi embora, na sexta volta. Travou na curva um, mas conseguiu segurar Pérez. Russell atacou Alonso para tomar o terceiro lugar, ao passo que Verstappen seguia voando. Albon e Ricciardo ficaram pelo caminho naquela volta: já era o sexto.

Albon reforçou que a Williams era realmente forte nas retas e deixou Ricciardo para trás, enquanto Verstappen já passava Vettel e encostava em Alonso. Não tinha jeito: o bicampeão ficou para trás sem nem ter como apelar na Les Combes. Antes do fim da oitava volta, já ultrapassava Russell e assumia o terceiro lugar.

Leclerc passou algum tempo preso em 16º, atrás de Pierre Gasly, pagando o preço pela troca de pneus. Quando conseguiu tirar o amigo da frente, aproveitou para pegar Tsunoda na mesma volta. Guanyu Zhou e Kevin Magnussen ficaram pelo caminho na volta seguinte.

segunda chance  / f1 2022 / segundo livro .( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora