Terceiro treino livre
O último treino livre do GP de Abu Dhabi e de 2022, neste sábado, teve Sergio Pérez como o mais rápido ao registrar 1m24s982 - 0s1 à frente de Max Verstappen e tendo Lewis Hamilton em terceiro lugar. Porém, também foi uma mostra equilibrada de força entre RBR, Mercedes e Ferrari, mesmo com a variação entre os pneus macios e médios em boa parte do tempo e com a escuderia italiana perdendo força já no fim dos 60 minutos.
Os 20 minutos iniciais tiveram apenas Mercedes e Ferrari na pista, e a escuderia italiana ainda sofreu com alto desgaste dos pneus - seu calcanhar de Aquiles em 2022 - já perto da bandeirada. A sessão foi interrompida uma vez com uma bandeira vermelha, para a remoção de uma carenagem da AlphaTauri de Pierre Gasly. Hamilton está sendo investigado por não desacelerar sob a sinalização.
A aproximação à pista foi mais tímida nessa sessão livre final de 2022. Levou pelo menos sete minutos até finalmente Sainz anotar a volta mais rápida, de 1m27s821 nos pneus macios - com apenas outros dois pilotos em pista.
A dupla ainda reduziu seu tempo em 1s, com os compostos médios. Depois, com poucos carros na pista, foi a vez das Mercedes darem uma mostra de velocidade ao superar as Ferraris; primeiro Russell e depois Hamilton, com o heptacampeão abrindo 0s8 sobre a marca de Sainz - adotando os macios.
A Ferrari manteve os compostos de faixa amarela em sua dupla, e não ficou tão atrás - Leclerc saiu na frente do colega e chegou a 0s055 da volta rápida de Hamilton. Depois, foi a vez de Pérez também usar a borracha média e bater a marca do heptacampeão em 0s1.
A sessão foi interrompida uma vez, na metade, para a remoção de uma carenagem do carro de Gasly após o francês passar por cima de uma zebra. Hamilton entrou na mira dos comissários por não desacelerar sob a sinalização, lance que será investigado após o treino.
Mesmo assim, o heptacampeão voltou a sair na frente dos rivais, superando o tempo de Pérez em apenas 0s037 ainda nos compostos macios. Russell chegou a dominar a tabela no terço final do treino, pouco antes de Hamilton retomar a ponta e Pérez sair na frente dos dois novamente.
Adotando os pneus macios, a RBR disparou a frente: o mexicano ampliou timidamente a vantagem, para 2s e, nos minutos finais, já tinha Verstappen em seu flanco
Classificação
Está definido o grid de largada da última corrida da Fórmula 1 em 2022. Na manhã de hoje (19), Max Verstappen guardou a melhor volta para o final do treino de classificação e garantiu a pole position no circuito Yas Marina, de Abu Dhabi. O atual bicampeão será seguido pelo companheiro de Red Bull, Sérgio Pérez, à frente das duas Ferraris.
Pole em Abu Dhabi em 2020 e 2021, o holandês terminou com 1m23s824 para completar a trinca hoje. Na segunda fila estão Charles Leclerc e Carlos Sainz, e fecham o top-10 Lewis Hamilton, em quinto, George Russell, em sexto, e Lando Norris, em sétimo. Ocon, Vettel e Ricciardo aparecem na sequência
Q1
Os primeiros eliminados no Q1 foram Magnussen, Gasly, Bottas, Albon e Latifi. Alonso conseguiu se garantir no Q2 já com o cronômetro zerado. Lideraram os melhores tempos Max Verstappen, Sérgio Pérez e Carlos Sainz. Leclerc e Norris fechavam os cinco primeiros colocados. No rádio, Bottas lamentou a eliminação e disse que os pneus não funcionaram no início da volta.
Q2
Checo Pérez continuou na liderança no Q2, mas desta vez seguido por Leclerc, que garantiu a vaga no Q3 na última volta, e Sainz. Verstappen apareceu em quarto, e Hamilton foi quinto. Os eliminados foram Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher, Lance Stroll e Guanyu Zhou. Vettel, classificado para a última etapa, reclamou muito do trânsito na pista.
Q3
A emoção da classificação ficou para a reta final. Sérgio Pérez dominava até as últimas voltas, mas acabou ficando com a segunda colocação. Leclerc também melhorou, mas não conseguiu passar. No fim, 20ª pole de Max Verstappen na carreira, a sétima na temporada 2022. Primeira fila da Red Bull em Yas Marina, seguida por duas Ferrari e as duas Mercedes. Lando Norris ficou em sétimo; Ocon, Vettel e Ricciardo fecharam o top-10.
Hamilton sem punição
Durante a bandeira vermelha no TL3, Lando Norris "dedurou" Hamilton, dizendo que o inglês ultrapassou uma Haas mesmo com a sinalização. Depois de revisão, a direção de prova, reconheceu que o heptacampeão passou Magnussen após a paralisação do treino, mas Lewis alegou que imediatamente parou de acelerar e freou. O delta de velocidade fez com que ele ultrapassasse mesmo assim. Comissários lembraram precedente de Verstappen na Holanda, em 2021, sob circunstâncias similares.
VOCÊ ESTÁ LENDO
segunda chance / f1 2022 / segundo livro .( Concluída)
RomanceA Vida pode ser vivida de muitas maneiras , nela podemos fazer o que quisermos mais o principal é ser feliz , é viver um dia de cada vez. Anne pensa que sua vida será perfeita depois que tive a guarda de sua filha mais a mesma estará enganada pois...