Positano é uma cidade na costa amalfiana da Itália conhecida por suas belíssimas praias e point de férias dos europeus. Eu sonhava em conhecê-la desde os meus quinze anos de idade e foi a primeira cidade da lista da Italytrip e consequente nossa primeira parada. Fica a três horas de carro de Roma e se enfrenta um trânsito terrível para chegar até ela já que tem que passar por Nápoles, o terror de qualquer motorista. Mas valia a pena todo o transtorno quando se tem uma paisagem de tirar o fôlego à sua frente assim que se desce para o litoral da aldeia e passa por suas ruas charmosas e bem estreitas.
Rafa que estava como motorista desde que fizemos uma rápida parada em Nápoles solta um suspiro de admiração e eu o acompanho, acertamos muito em vir pra cá. Paramos em frente ao AirBnB que alugamos durante o período que íamos passar ali e assim que desço do carro estico meus braços para me alongar e os mantenho abertos com meus olhos fechados apenas aproveitando a brisa litorânea que nos recebe.
Fazemos o checkin, deixamos nossas malas e vamos em direção a alguma padaria para tomarmos um café da manhã, já que saímos muito cedo de Roma e não conseguimos achar algo em Nápoles. São nove horas da manhã e as ruas estão bem tranquilas, enquanto caminhamos vamos apenas observando a cidade e sentindo seu clima, meu estômago está roncando e a fome está começando a me deixar de mau humor. Achamos uma padaria bem simples, mas que exala um cheiro maravilhoso de pão e nos atrai para adentrar.
Cumprimentamos o atendente e ficamos por uns minutos ali apenas olhando a vitrine e decidindo o que pedir. Escuto o barulho de mais gente entrando na padaria e conversas em vozes masculinas em inglês - britânico talvez - tomam o ambiente que antes estava silencioso. Rafa começa a fazer seu pedido num italiano impecável enquanto ainda estou em dúvida entre o croissant com creme de que parece ser de pistacchio e o panini de pesto e mozzarella.
-Bella, sai già cosa ordinare? - o atendente diz me tirando de minhas divagações e o olho confusa, porque eu não entendo muito italiano e ainda estou em processamento lento por ter acordado cedo. Rafa vendo minha situação traduz:
-Ele ta perguntando se você já sabe que vai pedir amiga - eu apenas assinto confirmando que sim e tento no maior embromation fazer meu pedido:
-El croissant sono de pistacchio? - digo com a maior cara lavada do mundo e o atendente me olha indignado com meu italiano enquanto Rafael gargalha do meu lado e o grupo de caras ao meu lado, que haviam entrado logo depois da gente na padaria, o acompanham com risadas mais discretas. Olho para eles de soslaio tentando ver quem eram.
-Non parla italiano? Sembra italiano! - o atendente diz chamando minha atenção e dessa vez entendo o que ele diz e dou uma risada. Penso um pouco no que vou responder e faço o gesto tradicional italiano com a mão enquanto falo:
-Io non parlo italiano perché non sono italiano! - digo com um tom de voz alto e escuto mais risadas ao meu lado, encaro descaradamente os donos da risadas e eles me parecem familiares. O cara que estava mais próximo parado ao meu lado esperando ser atendido é um pouco mais alto que eu, está de boné, tem um cavanhaque loiro bem aparada e os olhos castanhos mais bonitos que já vi na minha vida. Olho para ele indignada e digo em inglês:
-Você tá rindo de mim? Sério? Você fala italiano por um acaso? - digo meio cética porque ele não parecia ser um local e eu meu mau humor tinha tomado controle de minhas reações.
-Parlo molto meglio di te - abro a boca chocada com a resposta dele, em um italiano perfeito e o sotaque muito bom, e o encaro ainda sentindo que ele me era familiar. Ele sorri convencido para mim e seus amigos soltam risadas abafadas. Porra virei entretenimento de gringo. Desvio o olhar pro atendente que estava observando a nossa interação e também parecendo estar se divertindo com tudo aquilo, digo em inglês misturado com algumas palavras em italiano enquanto suspiro derrotada:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Summer Lovin' - Joseph Quinn
FanficVerão, férias e viagem pela Itália, isso era tudo o que Viviane queria viver naquele mês de Julho, ela só não esperava que fosse também viver um amor de verão com um ator famoso. Ela iria quebrar uma de suas regras de viagem mais importantes por Jos...