Autora pov
Dois dias depois
-AI MÃE!-Era possível ouvir os gritos de Lo'ak por todo o marui, enquanto Neytiri desfazia as tranças e acessórios do menino, que haviam ficado embolados depois de tanto tempo sem mudar o penteado. -QUER ARRANCAR MEU COURO CABELUDO?
-Lo'ak, seus cabelos estão se parecendo com um ninho de banshees. Temos que nos arrumar para a cerimonia dos Metkayina.- Reclamou a mulher em seu forte sotaque, enquanto batia com um pente na nuca do filho do meio em uma forma de repreendê-lo. Kiri, Neteyam e Tuk observavam a cena, rindo descaradamente do sofrimento do garoto, que os olhava vez ou outra com um olhar mortal. Com certeza faria eles pagarem por estarem rindo de sua desgraça. -Neteyam, você será o próximo.
O mais velho, que até então ria, calou-se na hora, recebendo um sorriso sacana de Lo'ak, que gritou novamente de dor por outro puxão em suas tranças.
-M-mãe, minhas tranças não estão tão ruins assim -Tentou se livrar da melhor forma que pôde, sendo encarado pela mulher mais velha com indignação e ódio em seu olhar. Neteyam então recuou em seu argumento, levantando as mãos em forma de rendição- Tudo bem, não está mais aqui quem falou.
Neste momento, Jake Sully, o líder da família, adentrou o lar, deixando alguns peixes recém pescados e frutas colhidas em cima da mesa de madeira litorânea, se colocando ao lado de Neteyam para compartilhar a visão da miséria de Lo'ak, fazendo uma cara de dor toda vez que o garoto mais novo gritava.
-Eu vejo você, filho -Disse, fazendo a saudação de forma descontraída, sem olhar para o mais velho, uma vez que estava concentrado demais nas caretas de dor de Lo'ak. -Eles estão assim tem quanto tempo?
-Eu vejo você, pai. Acho que tem uma hora- Retribuiu o mais novo, na mesma situação de Jake. E pensar que mais alguns momentos e seria sua vez de sofrer. Sentiu a cabeça doer só de pensar.
-Neytiri, cuidado. Vai arrancar a cabeça do garoto, querida- Comentou o patriarca, se arrependendo logo em seguida por receber aquele olhar da omatikaya. Neytiri conseguia ser bem autoritária as vezes, mas Jake sabia que era por que amava sua família. Mas ele sabia também que conseguiria ser convincente quando queria, e, sabendo disto, caminhou calmamente para sua esposa e se agachou, ficando quase em sua altura. Olhando em seus olhos amarelos e brilhantes, ele sorriu. O mesmo sorriso que sempre fazia quando queria amolecer o coração de Neytiri. O sorriso pelo qual a mulher se apaixonou perdidamente. Com um suspiro pesado, a matriarca sorri levemente olhando para os lábios de seu marido, e lhe deu um pequeno beijo carinhoso, como se seus filhos não estivessem lá, presenciando tudo àquilo.
-Ah, qual é? -Reclama Lo'ak, agora com metade dos cabelos já sem as tranças. -Já basta ter meu couro arrancado, agora vem essa coisa nojenta? -Ainda focada no beijo, Neytiri deu com o pente na nuca do garoto resmungão novamente, este que olhou para os outros filhos que também assistiam a cena, com os braços erguidos, sinalizando não entender por que apanhou de novo.
-Pode cuidar das tranças de Neteyamur? Vou tentar ser mais cuidadosa aqui. -Pediu Neytiri após o beijo, colocando uma das mãos no rosto de Jake, que pousou sua própria mão acima da dela, esfregando a bochecha no local e dando um pequeno beijo na palma.
-Claro. -Afirmou em um sorriso, se levantando e passando a mão na cabeça de Lo'ak, que gostou do agrado paterno, e balançou levemente a calda em aprovação. Enquanto isso Neteyam se encontrava aliviado, seu pai tinha uma mão bem mais leve e uma paciência surpreendentemente maior que sua mãe. -Venha Neteyam, vamos conversar.
Concordando silenciosamente, o mais velho segue Jake para fora do marui, se sentando em uma das pontes com os pés dentro da água e com o mais velho atrás de si, segurando um pente e uma pequena tigela de madeira, para guardar as miçangas e adereços que tiraria do cabelo do garoto. Neteyam sempre se pegava pensando como seu pai, que sempre falava de masculinidade e o papel de um homem, aprendeu a trançar cabelos tão bem. Se pegou rindo com o próprio devaneio, chamando a atenção do patriarca Sully.
VOCÊ ESTÁ LENDO
second chance (Neteyam x Ao'nung)
Romance"Depois do funeral. Depois de todos irem para suas casas. Depois de todas as luzes se apagarem e mesmo depois de todos fecharem os olhos, Aunung ficou lá. Ficou pensando sobre o que poderia ter feito de diferente. Como poderia ter salvo Neteyam, o p...