Fazia uma noite quente no Rio de Janeiro. Na cozinha de sua casa, Susan Gilbert terminava de preparar o jantar antes que sua esposa Emily Dickinson chegasse do trabalho. Enquanto a mulher dividia sua atenção entre olhar a comida que estava no fogão e pôr a mesa, seus ouvidos eram agraciados pelas risadas gostosas e contagiantes que o filho mais novo, Thomás, de quatro anos, soltava enquanto assistia desenho animado no sofá da sala.
Thomás foi gerado por Emily e por isso é sua cópia fiel. Pele clara, cabelos lisos e de um castanho médio, e olhos castanhos que mudavam de cor dependendo da luz. Risonho e muito falante o pequeno é a alegria da casa por conta de seu jeito extrovertido e tagarela.
Além de Thomás ainda tem também Beatriz. A adolescente de catorze anos, foi fruto de uma única noite de transa que Emily teve com um sujeito desconhecido após uma bebedeira em uma balada, poucas semanas antes de conhecer Susan. O pai de Beatriz até hoje é um total desconhecido, porque Emily nunca fez questão de saber, até porque mal lembrava dele. Mas ele nunca fez falta na criação de Bia, já que a menina foi criada com todo amor pelas duas mães.
Susan quando soube da gravidez da até então namorada, quase dois meses depois delas já estarem juntas, não pensou duas vezes em propôr a Emily de assumir o bebê, dando-lhe seu sobrenome e assim ser a segunda mãe daquela criança. A princípio Emily rejeitou a proposta, alegando que Susan não tinha qualquer obrigação. Mas a morena bateu o pé dizendo que queria aquilo e que não seria uma obrigação e sim, uma alegria sem tamanho ser também mãe do bebê da mulher que ela já amava com todo seu coração. Esse 'argumentou quebrou Emily e ela se viu concordando com a proposta da namorada. Assim quando Beatriz nasceu foi batizada com o sobrenome Gilbert Dickinson exatamente assim. Anos depois a família aumentava com a chegada de Thomas Gilbert Dickinson. Mas ao contrário de Tom, que se parece fisicamente com a mãe Emily, Bia herdou poucos traços da mesma (apenas a cor dos olhos, o sorriso e as unhas assimétricas tanto das mãos quanto dos pés), de resto Emily e Susan deduzirem que a adolescente carregava as características físicas do pai desconhecido.
Ao passar em frente a porta da cozinha, Susan parou por uns instantes e ficou ali observando seu "pequeno astronauta" como Emily costuma chamar carinhosamente o filho mais novo por conta do fascínio do garotinho por naves e tudo mais, que tenha a ver com esse mundo espacial.
Desde que Thomás começou a entender as coisas ao seu redor e a ver TV, Susan e Emily notaram o grande encantamento que o menino tinha por naves, estrelas, planetas e principalmente pela lua. Inclusive, o quarto de Thomás é todo decorado com essas coisas que ele tanto gosta, e quem cuidou de deixá-lo assim foi Emily. A mãe coruja foi quem pintou as paredes, colou adesivos de estrelas fluorescentes que brilham no escuro, uma bonita lua e ainda se deu o trabalho de pendurar no teto, bem sobre a cama do garoto, réplicas de todos os planetas em sua ordem natural. Tudo isso para agradar o filho e fazê-lo se sentir como se estivesse no espaço como ele queria.
Quando se trata dos filhos, Emily é uma mãe que não consegue dizer "não" a nenhum dos dois rebentos. Bastava um deles vir com seus olhos pidões e fala manhosa, que a mulher se desarmava toda e cedia a qualquer pedido dos filhos. Às vezes, Susan tinha que controlar a esposa senão Emily era capaz de fazer TODAS as vontades das crianças e assim, acabar estragando os e mimando-os demais, coisa que Susan não queria.
Thomás riu um pouco mais alto e fez Susan despertar de seus pensamentos e lembrar-se da comida que estava no fogo.
Emily entrou em casa e encontrou Susan e Thomás acomodados no sofá, vendo TV. O garotinho quando viu a outra mãe chegar, correu para abraçá-la. Thomás sempre foi agarrado mais a Emily, enquanto que Bia era mais com Susan.
- Mamãe!
Agarrou-se as pernas de Emily, que se abaixou e pegou o menino no colo após deixar sobre o aparador sua bolsa e a pasta com alguns documentos que trouxe do trabalho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MEMÓRIAS PERDIDAS - EMISUE
RomanceDuas mulheres apaixonadas e há quinze anos juntas; filhos amorosos e carinhosos; uma verdadeira família feliz. Mas uma inexplicável e súbita perda de memória vai abalar a felicidade dessas pessoas. Sem aparente razão, Emily acorda em uma manhã não s...