Esse pequeno dicionário é pra vocês que são de outras regiões do Brasil e talvez não conheçam algumas expressões e gírias cariocas, só pra não ficarem sem entender algum diálogo da fic.😘
Trailer da fic no final do capítulo.
_______________________________________
• Bolado/Boladão
Sinônimo de preocupado ou de muito irritado.
- Estou ficando bolado com a demora daquela encomenda.
- Caroline, não quero papo contigo, tô boladão agora.
• Bombando
Os cariocas usam essa gíria para dizer que algo está animado. O termo também pode ser usado para falar que algo está fazendo sucesso ou chamando a atenção.
- A festa da Carol está bombando muito.
• Brotar
Significa comparecer em algum lugar, chegar.
- Vou brotar lá na sua casa hoje.
• Caído
Usado para dizer que um lugar ou evento está desanimado ou não teve muito sucesso. Seria o oposto de bombado.
- Voltei cedo ontem, a festa estava caída.
• Caô
O mesmo que mentira, geralmente contada na intenção de enganar alguém. Também pode ser usada como uma forma de duvidar da afirmação de alguém.
- Ih, aquela garota está de caô para cima de você.
- Caô que você beijou o João ontem?!
• Caraca
Expressão carioca para demonstrar espanto.
- Caraca, não acredito que você vai embora.
• Dar bolo
Essa gíria é usada para dizer que alguém "furou" um compromisso, deixou de ir.
- Fiquei esperando o Jorge por duas horas e nada. Ele me deu um bolo.
• Dar moral
Dar importância a algo ou alguém. Também pode ser usado como sinônimo de ajuda, financeira ou não.
- Juliano, você está dando muita moral para essa garota.
- Caetano, me dá uma moral com esse trabalho aqui?
• Deu tilt
A palavra inglesa tilt significa inclinar, pender em português. Mas a gíria carioca nada tem a ver com o sentido real da palavra. Quando se diz que algo ou alguém deu tilt, significa que parou de funcionar.
- Gente, deu tilt aqui, não estou conseguindo pensar em nada.
- Aff, o PC deu tilt, não vou conseguir terminar o trabalho.
• Geral
O mesmo que todo mundo.
- Mauro, você perdeu. Geral foi no bloquinho ontem.
• Já é
Expressão usada para topar algo. Pode ser usada como confirmação ou para dizer que alguém pode contar contigo.
- Vamos sair hoje?
- Já é.
• Maneiro
Essa gíria é usada para dizer que algo é legal ou para expressar aprovação sobre algo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Garota de Ipanema - Camren
FanfictionRio de Janeiro, a cidade maravilhosa e cartão postal do Brasil, de beleza única e alegria contagiante, carioca na veia de samba nos pés. Era tudo na vida da jovem brasileira Camila, morena do corpo formoso, de comunidade simples e coração rico de bo...